A realidade aumentada, entendida como uma tecnologia que permite a integração de informações virtuais a visualizações do mundo real, está agora também ao serviço dos pilotos da aviação geral, graças a um novo equipamento, designado Aero Glass.
O Aero Glass para pilotos da aviação geral foi apresentado, pela primeira vez, no final de Julho, num dos maiores eventos sobre aviação, realizado nos EUA, o EAA AirVenture Oshkosh, como o próximo grande passo na segurança e informação dos pilotos. Na ocasião, os primeiros 200 interessados tiveram a oportunidade de adquirir a versão beta dos novos óculos de realidade aumentada.
Esta tecnologia, até agora usada em capacetes militares especializados, permite aos pilotos terem em linha de vista as diversas informações de que precisam para efectuarem as viagens em segurança, mesmo em condições de visibilidade adversas.
A versão beta disponibiliza, para já, informações relativas a aeroportos, ajudas à navegação, tráfego ADS-B, plano de voo, rotas aéreas e pontos de interesse geográfico. A versão final, permitirá o acesso a informação sobre espaços aéreos, elevação de terrenos, cones de aproximação ILS, tráfego FLARM para planadores, condições climatéricas, informação constante (NOTAM, TFRs), situação de anticolisão em 3D e leitura de obstáculos.