Aeroporto de Aden (Iémen) bombardeado – 22 mortos e dezenas de feridos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Aeroporto Internacional de Aden, no sul do Iémen, país árabe situado no sudoeste da Península da Arábia, foi bombardeado na manhã desta quarta-feira, dia 30 de dezembro, no momento em que aterrava um avião Airbus A320 da companhia nacional Yemenia com entidades governamentais a bordo. Tratam-se de políticos que foram nomeados para o novo governo de coligação iemenita, e que regressavam da Arábia Saudita, país que apoia a formação do novo executivo, e onde tinha sido empossados.

As informações, veiculadas por agências noticiosas internacionais, indicam que explodiram várias bombas nas instalações aeroportuárias espalhando o caos no aeroporto, tendo-se ouvido também tiros dentro das instalações, onde diversos funcionários afetos ao novo governo aguardavam os recém-nomeados ministros. Há imagens divulgadas por canais de televisão árabes, que mostram fumo a sair do terminal de passageiros e movimento de militares e carros blindados.

O último balanço, feito pelo porta-voz da organização ‘Crescente Vermelho’ (equivalente à Cruz Vermelha nos países árabes) ao canal televisivo norte-americano CNN, pelas 19h00 UTC, indicava a existência de 22 mortos e dezenas de feridos. Os números foram confirmados pelo porta-voz do novo governo, Rajeh Badi.

Muammar Al Eryani, ministro da informação do novo governo de coligação, atribuiu o ataque, executado com morteiros e por drones que sobrevoavam o aeroporto na ocasião, e ainda por atiradores infiltrados nas instalações aeroportuárias, aos rebeldes houthis, que reivindicam o poder no país e que são apoiados pela República Islâmica do Irão.

As agências internacionais dizem que a situação é ainda muito confusa. O aeroporto de Aden, que tinha sido reconstruído há poucos meses por uma empresa turca e que se apresentava como um dos mais modernos da região, continua encerrado. Desconhece-se, por enquanto, se o avião da Yemenia, ou outros, eventualmente estacionados no aeroporto, foram atingidos pelo bombardeamento.

 

  • Notícia em desenvolvimento – atualizada às 20h00 UTC de quarta-feira, dia 30 de dezembro de 2020.

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...