Aeroporto de Lisboa passa a denominar-se Humberto Delgado

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Governo Português anunciou nesta quarta-feira, dia 11 de fevereiro, que o Conselho de Ministros aprovou uma proposta para que o Aeroporto Internacional de Lisboa, também conhecido por Aeroporto da Portela, mude de designação e passe a chamar-se Aeroporto Internacional Humberto Delgado, o que acontecerá a partir de 15 de maio, altura em que se comemora o aniversário do nascimento do general português da Força Aérea, um dos fundadores da companhia aérea TAP há mais de 70 anos.

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, explicou que o Governo decidiu, a dois dias da data em que se assinalam os 51 anos sobre o seu assassinato pela ex-PIDE, polícia política do regime da ditadura do Estado Novo, batizar a infraestrutura com o nome do general.

“Foi uma figura maior da oposição ao regime da ditadura (…) e teve um papel muito relevante na área da aviação civil”, declarou, realçando que foi Humberto Delgado que presidiu à fundação da TAP e que “por isso é muito justa esta atribuição do nome ao aeroporto”.

O Governo adotou assim a proposta da Câmara de Lisboa de atribuir a designação de Aeroporto Humberto Delgado ao Aeroporto da Portela, aprovada por unanimidade a 11 de fevereiro de 2015, quando o atual primeiro-ministro português, António Costa, liderava a autarquia da capital portuguesa.

O marechal nasceu a 15 de maio de 1906 em Boquilobo, Torres Novas, e foi assassinado a 13 de fevereiro de 1965, encontrando-se entre as personalidades sepultadas no Panteão Nacional, na cidade de Lisboa.

O ministro Pedro Marques realçou o papel de luta contra a ditadura, mas também a “ligação muito forte à infraestrutura aeroportuária e ao desenvolvimento do transporte aéreo em Portugal”.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TAP Air Portugal retomou rota direta entre a Venezuela e a ilha da Madeira

– Cerimónia oficial e decoração a preceito na zona...

TAP Air Portugal terá 95 voos semanais para o Brasil no mês de julho

Uma delegação da TAP Air Portugal, liderada pelo seu...

Teste de táxi aéreo elétrico pode definir novo tipo de transporte para peregrinos do Hajj, na Arábia Saudita

Num movimento histórico, a Arábia Saudita conduziu com sucesso...

Instituto Superior de Aeronáutica e Turismo de Cabo Verde instalado na ilha do Sal

A Universidade Técnica do Atlântico (UTA) apresentou publicamente na...