Bem-vindo, !|Sair

Aeroporto de Lisboa passa a denominar-se Humberto Delgado

O Governo Português anunciou nesta quarta-feira, dia 11 de fevereiro, que o Conselho de Ministros aprovou uma proposta para que o Aeroporto Internacional de Lisboa, também conhecido por Aeroporto da Portela, mude de designação e passe a chamar-se Aeroporto Internacional Humberto Delgado, o que acontecerá a partir de 15 de maio, altura em que se comemora o aniversário do nascimento do general português da Força Aérea, um dos fundadores da companhia aérea TAP há mais de 70 anos.

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, explicou que o Governo decidiu, a dois dias da data em que se assinalam os 51 anos sobre o seu assassinato pela ex-PIDE, polícia política do regime da ditadura do Estado Novo, batizar a infraestrutura com o nome do general.

“Foi uma figura maior da oposição ao regime da ditadura (…) e teve um papel muito relevante na área da aviação civil”, declarou, realçando que foi Humberto Delgado que presidiu à fundação da TAP e que “por isso é muito justa esta atribuição do nome ao aeroporto”.

O Governo adotou assim a proposta da Câmara de Lisboa de atribuir a designação de Aeroporto Humberto Delgado ao Aeroporto da Portela, aprovada por unanimidade a 11 de fevereiro de 2015, quando o atual primeiro-ministro português, António Costa, liderava a autarquia da capital portuguesa.

O marechal nasceu a 15 de maio de 1906 em Boquilobo, Torres Novas, e foi assassinado a 13 de fevereiro de 1965, encontrando-se entre as personalidades sepultadas no Panteão Nacional, na cidade de Lisboa.

O ministro Pedro Marques realçou o papel de luta contra a ditadura, mas também a “ligação muito forte à infraestrutura aeroportuária e ao desenvolvimento do transporte aéreo em Portugal”.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica