O Aeroporto Internacional de Macau, no Delta do Rio das Pérolas, no sul da China, poderá transformar-se num ‘aeroporto verde’, mudando os combustíveis que abastecem os automóveis e autocarros que circulam na estrutura aeroportuária para hidrogénio, anuncia o jornal macaense em língua portuguesa ‘Ponto Final’.
Por tal motivo, o presidente da Companhia do Aeroporto de Macau, Deng Jun, esteve recentemente no Japão, onde teve oportunidade de observar de perto a nova estação de abastecimento de hidrogénio que foi inaugurada no Aeroporto Internacional de Kansai, na baía da ilha de Osaka.
Esta estação de abastecimento de hidrogénio é a maior do Japão e a primeira de índole comercial a ser introduzida num aeroporto nipónico. A estrutura não servirá para abastecer aeronaves, mas sim os veículos de apoio e os autocarros de ligação com o Aeroporto Internacional de Osaca e os autocarros que circulam dentro do próprio aeroporto.
O hidrogénio pode ser facilmente armazenado e transportado e o único subproduto resultante da sua combustão é vapor de água.