O Terminal de Cargas (TECA) do Aeroporto de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil, processou seis mil toneladas em mercadorias no primeiro semestre de 2021, com destaque para a importação, onde obteve o seu melhor resultado desde o início da operação sob gestão da Fraport Brasil, em janeiro de 2018.
O valor CIF (designação para custo, seguro e frete) das mercadorias cresceu 106% em relação ao mesmo período do ano anterior: 1,4 bilhão (mil milhões ) de reais em mercadorias importadas em 2021, o que corresponde a cerca de 228 milhões de euros. “Os destaques são os segmentos eletrónico, ferramentas motorizadas e automotivo. Tal resultado mostra a robustez económica da região sul e o importante papel do modal aéreo na concretização de negócios para o comércio exterior do Rio Grande do Sul”, observa um comunicado de imprensa distribuída pela entidade concessionária do aeroporto, a Fraport Brasil.
Em 26 de julho deste ano, o Aeroporto de Porto Alegre transferiu as atividades do antigo Terminal de Cargas Internacional para um novo complexo, sem quaisquer interrupções nas operações e nem impactos para os clientes, passando para uma área total de 10.559 metros quadrados. Com essa mudança, a capacidade anual de processamento do TECA Internacional de Porto Alegre passou de 35 mil para 100 mil toneladas.
- Foto © Fraport Brasil