Assinado contrato da requalificação e ampliação da aerogare na ilha Graciosa (Açores)

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia do Governo da Região Autónoma dos Açores, em Portugal, informou nesta sexta-feira, dia 10 de setembro, que já foi assinado pela SATA – Gestão de Aeródromos o contrato referente à requalificação e ampliação da aerogare do aeródromo da ilha Graciosa, no valor de 6.164.447,80 euros.

Esta empreitada visa dimensionar a aerogare do aeródromo da Ilha Graciosa para a utilização simultânea de 120 passageiros, correspondentes a 75% da lotação máxima de dois aviões DHC Dash 8-400.

A obra será executada pela empresa TREPA, Construção Civil Lda. no prazo de 20 meses, segundo os termos contratuais.

Segundo a Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia, a obra será executada numa fase única, mas com a programação intrínseca à garantia do normal funcionamento do aeródromo e instalações conexas, ressalvando-se, em particular, que a demolição da atual aerogare só ocorrerá após a conclusão e funcionamento incondicional da nova aerogare.

O projeto irá abranger a construção de um novo edifício destinado a aerogare, com a área bruta de construção de 2.485 metros quadrados em piso térreo, sendo subdividida pelo lado terra, onde se encontra o átrio público (que integra as zonas de estar/espera, balcões de check-in, bar, espaços comerciais, instalações sanitárias, receção e controlo de carga importada e para exportação, etc.) e o lado ar (que integra a sala de embarque com instalações sanitárias, sala de recolha de bagagem, lounge de passageiros frequentes, armazenamento e tratamento de carga, incluindo câmara frigorifica, entre outros).

Posteriormente, ocorrerá a remodelação do parque de estacionamento existente e a demolição da aerogare existente.

Quanto às restantes obras, destacam-se os acessos exteriores e o parque de estacionamento a remodelar, para adaptação à nova implantação da aerogare, englobando uma área de intervenção com 12.120 m2.

De referir que este investimento no aeródromo da Ilha Graciosa enquadra-se nas iniciativas de valorização e aprimoramento operacional dos aeroportos de gestão regional, previstas no Programa do Governo, como elementos fundamentais para a coesão económica e social da Região.

 

Recorde-se que em maio de 2020 registou-se um incêndio no edifício da aerogare do aeródromo da ilha Graciosa, situação agravada, em março deste ano, com o colapso da pala exterior da Terminal de Cargas (LINK notícia relacionada).

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...