Aeroporto de Porto Rico reabre para voos de caráter humanitário


 

O Aeroporto Internacional Luiz Muñoz Marin, na cidade de San Juan da ilha de Porto Rico, estado norte-americano localizado nas Caraíbas, retomou nesta sexta-feira os voos comerciais depois da trágica passagem do tufão ‘Maria’, que deixou um impressionante rasto de destruição, além de vários mortos e muitos feridos.

Os voos realizados para ilha transportaram especialmente pessoal envolvido nos trabalhos de recuperação da ilha e de apoio às vítimas do temporal, como também das companhias aéreas que operam na ilha para recuperação dos seus serviços e equipamentos, nomeadamente ao nível da segurança aeroportuária, que foram destruídos pelo tufão. Nos porões carregaram artigos de primeira necessidade para os habitantes da ilha. Quase que se podem classificar de voos humanitários.

As companhias norte-americanas são as que já enviaram aviões para a ilha, nomeadamente a American Airlines, a Delta Air Lines e a JetBlue. A Copa Airlines, do Panamá, anunciou que apenas retomará os voos regulares para San Juan no dia 30 de setembro.

Não há ainda datas conhecidas para recomeço dos voos das companhias europeias, que aguardam mais notícias das entidades porto-riquenhas, nomeadamente no que se refere à segurança das instalações aeroportuárias e ao controlo e rastreio de passageiros e bagagens.

Durante esta sexta-feira e, possivelmente, no fim-de-semana, diversos aviões da Força Aérea dos EUA aterraram e aterrarão em San Juan de Porto Rico, em voos de entrega de artigos de primeira necessidade e transporte de técnicos civis e militares que trabalharam na recuperação das infra-estruturas da ilha.

A passagem dos ventos ciclónicos e das chuvas torrenciais na zona do Aeroporto Internacional Luiz Muñoz Marin provocou prejuízos grandes. Na imagem que publicamos, retirada da emissão de um canal de televisão, mostra dois aviões ligeiros que foram deslocados pela força do vento para fora dos seus locais de estacionamento. Esses prejuízos, em aeronaves que estavam parqueadas,  ainda não estão avaliados.

 


“Como

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica