Aeroporto de Tenerife Sul reabre após incidente com A330 da Jet2.com

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


 

O Aeroporto Internacional Rainha Sofia, também conhecido por Aeroporto de Tenerife Sul, no arquipélago espanhol das Canárias, no Oceano Atlântico, reabriu pelas 19h15 locais, desta terça-feira, dia 27 de junho, após ter estado mais de cinco horas encerrado, devido a um incidente com um avião britânico que teve um percalço na aterragem.

O incidente verificou-se pelas 13h42 locais (12h42 UTC). O Airbus A330-200 da Jet2.com, matrícula G-VYGL, que fazia o voo LS917, procedente de Manchester, no Reino Unido, aterrou na ilha espanhola, mas ficou imobilizado na pista, depois de ter arrastado alguns metros os trens de aterragem centrais, devido ao rebentamento de quatro pneus, dois em cada trem. No asfalto da pista são visíveis os rasgos produzidos pelo metal.

Fontes aeroportuárias disseram que os estragos na aeronave, à primeira vista, se circunscrevem ao conjunto dos trens de aterragem central, e que todos os ocupantes da aeronave se encontram bem. Os passageiros, turistas britânicos que iniciaram um período de férias na ilha, foram desembarcados para autocarros ainda na pista onde o aparelho ficou imobilizado.

O tráfego foi suspenso e cerca de 30 aviões que deveriam baixar em Tenerife Sul  foram desviados para o outro aeroporto da ilha – Tenerife Norte – e para o aeroporto de Las Palmas, na ilha de Grã Canária, e de Lanzarote.

Funcionários aeroportuários juntamente com os técnicos da manutenção em escala da companhia aérea britânica e os serviços de resgate dos bombeiros encontraram a melhor solução para retirar o avião da única pista de serviço do aeroporto, a fim de ser restabelecido o movimento aéreo, o que ocorreu pelas 19h15 locais, segundo informou a AENA, entidade concessionárias dos aeroportos comerciais espanhóis.

 

  • Notícia atualizada às 19h45  UTC
  • Foto de entrada © jesus m garcia

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Azores Airlines inicia novas rotas nacionais e internacionais no próximo mês de junho

A companhia aérea portuguesa Azores Airlines estreia, a partir...

Aumento para 45 movimentos/hora no atual Aeroporto de Lisboa requer estudo, esclarece o Governo

O aumento de capacidade do Aeroporto Humberto Delgado, em...