Aeroporto do Juazeiro do Norte (Ceará) já está sob gestão espanhola

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Infraero deixou neste mês de janeiro a gestão das operações no Aeroporto de Juazeiro do Norte/Orlando Bezerra de Menezes, no Estado do Ceará, no Nordeste Brasileiro, depois de 18 anos de atividade. O terminal, que serve à Região Metropolitana do Cariri, é agora administrado pela Aena Desarrollo Internacional, empresa de gestão de aeroportos de matriz espanhola.

Administrado pela Infraero desde 2002, o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes recebeu, nos últimos anos, mais de 20 milhões de reais em investimentos. A capacidade do terminal mais que dobrou, passando de 800 mil para 1,7 milhão passageiros por ano. Também foi realizada a obra de requalificação da pista de aterragem, que prolongou a resistência do pavimento, possibilitando a operação de aeronaves de maior porte.

“A Infraero possui um histórico extremamente positivo na gestão do Aeroporto de Juazeiro do Norte”, afirmou o presidente da Infraero, Brigadeiro Paes de Barros. Somente nos últimos 15 anos, o número de viajantes que utilizam anualmente o terminal saltou de 30 mil para mais de 560 mil, com recordes consecutivos de movimentação nos últimos cinco anos. Segundo Paes de Barros, a Infraero segue comprometida com a agenda do Governo Federal do Brasil, de concessão dos aeroportos da União à iniciativa privada. “Entregamos ao novo operador aeroportuário um terminal moderno e, acima de tudo, que opera com elevados níveis de segurança”, disse.

O presidente da Infraero também ressaltou “a importância do empenho dos funcionários da empresa na transição da gestão do terminal aeroportuário, o que garantiu que o processo ocorresse da maneira mais fluída possível, sem qualquer impacto na qualidade dos serviços aos passageiros”. Paes de Barros acrescentou ainda que os demais aeroportos operados pela empresa continuarão a ter o mesmo nível de desempenho e segurança até que as atividades sejam totalmente transferidas para a iniciativa privada.

Atualmente, o aeroporto conta com voos operados pelas companhias aéreas Azul e GOL, com destino a Campinas e Guarulhos (São Paulo), Recife (Pernambuco) e Fortaleza (capital do Estado do Ceará). O nome do aeroporto, Orlando Bezerra de Menezes, homenageia um importante político e industrial nascido na cidade. Foi vereador, deputado estadual e federal, além de prefeito de Juazeiro do Norte na década de 1970.

 

Primeiro aeroporto controlado pela AENA no Nordeste Brasileiro

Além do terminal do Cariri, a empresa espanhola Aena arrematou, em março do ano passado, com uma mais-valia de 1.010% em relação ao lance mínimo inicial de 171 milhões de reais, os aeroportos de Recife (Pernambuco), Maceió (Alagoas), Aracaju (Sergipe), João Pessoa e Campina Grande (ambos na Paraíba), todos no Nordeste Brasileiro. A concessão é por 30 anos, podendo ser prorrogada por mais cinco anos.

Desde o passado dia 13 de janeiro, a Aena Desarrollo Internacional assumiu a gestão do Aeroporto de Juazeiro do Norte/Orlando Bezerra de Menezes, no Estado do Ceará, o primeiro de seis aeroportos que serão geridos pela empresa a partir deste ano no Nordeste Brasileiro.

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TAP Air Portugal retomou rota direta entre a Venezuela e a ilha da Madeira

– Cerimónia oficial e decoração a preceito na zona...

TAP Air Portugal terá 95 voos semanais para o Brasil no mês de julho

Uma delegação da TAP Air Portugal, liderada pelo seu...

Teste de táxi aéreo elétrico pode definir novo tipo de transporte para peregrinos do Hajj, na Arábia Saudita

Num movimento histórico, a Arábia Saudita conduziu com sucesso...