Aeroporto do Juazeiro do Norte (Ceará) já está sob gestão espanhola

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Infraero deixou neste mês de janeiro a gestão das operações no Aeroporto de Juazeiro do Norte/Orlando Bezerra de Menezes, no Estado do Ceará, no Nordeste Brasileiro, depois de 18 anos de atividade. O terminal, que serve à Região Metropolitana do Cariri, é agora administrado pela Aena Desarrollo Internacional, empresa de gestão de aeroportos de matriz espanhola.

Administrado pela Infraero desde 2002, o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes recebeu, nos últimos anos, mais de 20 milhões de reais em investimentos. A capacidade do terminal mais que dobrou, passando de 800 mil para 1,7 milhão passageiros por ano. Também foi realizada a obra de requalificação da pista de aterragem, que prolongou a resistência do pavimento, possibilitando a operação de aeronaves de maior porte.

“A Infraero possui um histórico extremamente positivo na gestão do Aeroporto de Juazeiro do Norte”, afirmou o presidente da Infraero, Brigadeiro Paes de Barros. Somente nos últimos 15 anos, o número de viajantes que utilizam anualmente o terminal saltou de 30 mil para mais de 560 mil, com recordes consecutivos de movimentação nos últimos cinco anos. Segundo Paes de Barros, a Infraero segue comprometida com a agenda do Governo Federal do Brasil, de concessão dos aeroportos da União à iniciativa privada. “Entregamos ao novo operador aeroportuário um terminal moderno e, acima de tudo, que opera com elevados níveis de segurança”, disse.

O presidente da Infraero também ressaltou “a importância do empenho dos funcionários da empresa na transição da gestão do terminal aeroportuário, o que garantiu que o processo ocorresse da maneira mais fluída possível, sem qualquer impacto na qualidade dos serviços aos passageiros”. Paes de Barros acrescentou ainda que os demais aeroportos operados pela empresa continuarão a ter o mesmo nível de desempenho e segurança até que as atividades sejam totalmente transferidas para a iniciativa privada.

Atualmente, o aeroporto conta com voos operados pelas companhias aéreas Azul e GOL, com destino a Campinas e Guarulhos (São Paulo), Recife (Pernambuco) e Fortaleza (capital do Estado do Ceará). O nome do aeroporto, Orlando Bezerra de Menezes, homenageia um importante político e industrial nascido na cidade. Foi vereador, deputado estadual e federal, além de prefeito de Juazeiro do Norte na década de 1970.

 

Primeiro aeroporto controlado pela AENA no Nordeste Brasileiro

Além do terminal do Cariri, a empresa espanhola Aena arrematou, em março do ano passado, com uma mais-valia de 1.010% em relação ao lance mínimo inicial de 171 milhões de reais, os aeroportos de Recife (Pernambuco), Maceió (Alagoas), Aracaju (Sergipe), João Pessoa e Campina Grande (ambos na Paraíba), todos no Nordeste Brasileiro. A concessão é por 30 anos, podendo ser prorrogada por mais cinco anos.

Desde o passado dia 13 de janeiro, a Aena Desarrollo Internacional assumiu a gestão do Aeroporto de Juazeiro do Norte/Orlando Bezerra de Menezes, no Estado do Ceará, o primeiro de seis aeroportos que serão geridos pela empresa a partir deste ano no Nordeste Brasileiro.

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...