Aeroporto do Porto eleito o segundo melhor da Europa na sua classe

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Faz parte da maior comunidade de aviação em português


 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na cidade do Porto, norte de Portugal, foi eleito pelo ‘ACI – Airports Council International’ como o segundo melhor da Região Europa para aeroportos com mais de 2 milhões de passageiros/ano, lugar que reparte com o Aeroporto de Malta e o Aeroporto de Moscovo/Sheremetyevo, na Rússia.

A categoria foi ganha pelo Aeroporto de Sochi, também na Rússia. O galardão surge no âmbito do estudo ‘Airport Service Quality Survey (ASQ)’, programa líder mundial em benchmarking na Avaliação da Satisfação dos Passageiros – (LINK: 2017 Airport Service Quality (ASQ) Awards).

Os resultados deste estudo têm por base os questionários preenchidos pelos passageiros que, assim, transmitem a sua opinião acerca de 34 indicadores, nomeadamente dos serviços oferecidos pelos aeroportos ao nível do atendimento, tempos de espera, cortesia dos funcionários, limpeza das instalações e conforto.

Nesta avaliação “o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, uma infraestrutura gerida pela ANA /VINCI Airports, que conta com excelentes acessibilidades, ligações diretas a 72 cidades e um serviço exemplar, foi eleito em 2016 como o terceiro melhor da Europa na mesma categoria e como o melhor da Europa da categoria “por dimensão” entre 5 e 15 milhões de passageiros”, destaca a ANA Aeroportos de Portugal em comunicado de imprensa.

“Foi com orgulho que soubemos que uma vez mais fomos escolhidos pelos nossos passageiros como um dos melhores aeroportos da Europa. Este é o nosso 11º prémio nos últimos doze anos e é particularmente importante para nós num momento em que o número de passageiros no Aeroporto do Porto ultrapassou os 10 milhões, resultado de um crescimento de 15 por cento face a 2016”, comentou Thierry Ligonnière, administrador responsável pelo sector operacional dos aeroportos portugueses concessionados e geridos pela ANA Aeroportos de Portugal.

Fernando Vieira, diretor do Aeroporto do Porto, acrescenta que “estes prémios são o reconhecimento do trabalho e esforço que a equipa do Aeroporto Francisco Sá Carneiro faz diariamente, e junto de todos os seus parceiros. É o resultado do empenho permanente das nossas equipas e como tal é um orgulho enorme perceber que conseguimos continuar a crescer mantendo a qualidade que procuramos perseguir.”

 

ACI Europe representa mais de 500 aeroportos de 45 países

O ‘ACI – Airports Council International’ é a única associação profissional mundial de operadores de aeroportos. O ACI Europe representa mais de 500 aeroportos de 45 países, responsáveis por mais 90% do tráfego aéreo comercial na Europa e pela movimentação de mais de 1,9 mil milhões de passageiros anualmente.

Desde a sua criação em 2006, o ACI/ASQ Survey tornou-se o principal benchmark mundial de satisfação dos passageiros dos aeroportos, com mais de 340 aeroportos participantes, em 85 países. A sua metodologia científica, rigorosos procedimentos de controlo de qualidade e compromisso com a imparcialidade ganharam o reconhecimento do setor e estabeleceram o ASQ Survey como o padrão global para medir a satisfação dos passageiros.

O ASQ Survey é a única pesquisa global de aeroportos com base na medição da satisfação dos passageiros, enquanto eles estão no aeroporto. Cerca de 600 mil passageiros por ano são entrevistados antes de embarcarem no voo sendo solicitados a avaliar sua satisfação com os serviços do aeroporto.

Em 2017, mais da metade dos 7,7 mil milhões de viajantes do mundo passaram por um aeroporto do ASQ.

Para ser elegível para os prémios anuais do ASQ, um aeroporto deve ter participado do inquérito ASQ todos os meses do ano. A pesquisa deve ser realizada em estrita conformidade com o plano de amostra do aeroporto, desenvolvido pela ACI, que garante uma amostra representativa dos voos, destinos e grupos de passageiros atendidos pelo aeroporto. A ACI controla regularmente os aeroportos participantes para assegurar conformidade e validar os resultados.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...