Bem-vindo, !|Sair

Aeroporto do Uíge inaugurado – TAAG passa a voar com o B737-700

O aeroporto provincial do Uíge, no Norte de Angola, agora denominado Aeroporto Manuel Quarta Punza, foi inaugurado esta manhã depois de passar por profundas obras de remodelação, quer na pista de aterragem que foi ampliada de 1.800 para 2.300 metros de extensão e alargada a sua largura para 45 metros, quer de todos os equipamentos técnicos que lhe permitem operar sem limitações nos horários diurno e nocturno.

A cerimónia foi presidida pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que se encontra acompanhado por diversas entidades nacionais e provinciais.

As obras de remodelação e ampliação do Aeroporto Manuel Quarta Punza começaram em 2009, mas conheceram algumas paralisações, devido às adaptações que se foram efectuando, tendo em conta as exigências do momento, escreve hoje a agência noticiosa angolana Angop.

O novo aeroporto do Uíge conta agora com um terminal que disponibiliza uma área de 4.600 metros quadrado e uma torre de controlo aéreo totalmente reabilitada e equipada com instrumentos modernos e tecnologicamente actualizados para apoiar a navegação aérea na província do Uíge. Comporta ainda uma sala protocolar, uma sala VIP, novos espaços comerciais, entre lojas e restaurante.

O terminal pode despachar em cada hora cerca de 300 passageiros (chegadas e partidas), lotação média dos voos feitos pela TAAG com os aviões Boeing 737-700 que passaram agora a ser utilizados na rota do Uíge.

A empreitada geral da obra de ampliação e remodelação do Aeroporto Manuel Quarta Punza foi da responsabilidade de duas empresas portuguesas que desde há muitos anos trabalham em Angola.

 

A Provínica do Uíge

Antes da definição das actuais fronteiras angolanas, o espaço territorial que hoje compõe a província do Uíge fazia parte do Reino do Congo, que, além da zona norte de Angola,  compreendia também as actuais República Democrática do Congo e República do Congo.

A província faz fronteira com a República Democrática do Congo e com a província do Zaire,  a Norte, com a província de Malanje, a Este, com a província do Cuanza Norte, a sudeste,  e com a província do Bengo, a sul. Tem como capital a cidade do Uíge,  antiga Carmona.

O Uíge tem 58.698 quilómetros quadrados de superfície. Conta com 16 municípios, o que a torna na província angolana com maior número de unidades administrativas. As municipalidades são: Uíge, Negage, Cangola, Puri, Sanza-Pombo, Milunga, Quimbele, Buengas, Quitexe, Songo, Bembe, Mucuba, Ambuila, Bungo, Damba e Maquela do Zombo.

A província tem uma população basicamente camponesa e maioritariamente de etnia bakongo.  O kikongo é a sua principal língua local.

O Uíge tem um clima tropical húmido e a sua temperatura média anual ronda os 24 graus centígrados.

A principal actividade económica da população é a agricultura. O Uíge já foi o principal produtor angolano de café, na década de 70 do século passado.

A província do Uíge tem um enorme potencial em recursos naturais, com destaque para o cobre, diamantes, granitos, pedras calcárias, mármores, argila, laterite, burgau, pirite, chumbo, zinco, talco, caulino e bauxite.

1 Comments

  1. Admiring the persistence you put into your
    site and in depth information you offer. It’s awesome to come across a blog every once in a
    while that isn’t the same out of date rehashed material.
    Wonderful read! I’ve bookmarked your site and I’m adding your RSS feeds to my
    Google account.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica