Bem-vindo, !|Sair

Governo vai lançar linha aérea de Norte a Sul de Portugal por aeródromos municipais

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, disse ontem em Lisboa que espera que a criação da linha aérea Bragança/Vila Real/Viseu/Tires/Portimão, proposta pelo Instituto Nacional da Aviação Civil (INAC), possa estar concluída ainda este ano.

O governante explicou que há muito que andava a receber apelos para que algumas infra-estruturas aeroportuárias fossem mais aproveitadas e, desde que foi encerrada a rota Trás-os-Montes/Lisboa que o Governo procurava uma alternativa.

O secretário de Estado assegurou que a nova ligação aérea não implicará “valores muito expressivos”, acrescentando que será lançado em breve um concurso público para a realização da rota”.

Fonte do INAC disse à agência noticiosa Lusa, que a tutela vai agora fazer contactos com os aeródromos intervenientes para depois apresentar a proposta junto da Comissão Europeia, em Bruxelas. O objectivo é o lançamento de um concurso público internacional, com o prazo de três anos, para a realização da rota que ligará “o Norte ao Sul e o Interior ao Litoral”, tal como tem acontecido nos últimos anos em relação às ligações aéreas entre as ilhas da Madeira e do Porto Santo.

 

  • Na imagem da autoria de Júlio César (Associação Portuguesa de Aviação Ultraleve) vê-se o Aeródromo de Portimão, um dos que integra a nova linha aérea que o INAC sugeriu ao Governo Português. Terá começo em Bragança, no Norte de Portugal, e escalará três aeródromos antes de aterrar em Portimão. Em sentido contrário deverá fazer os mesmo percursos, com escalas em Cascais/Tires, Viseu e Vila Real, antes de chegar a Bragança.

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica