Aeroporto Internacional de São Tomé passa a chamar-se ‘Nuno Xavier’

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Governo da República Democrática de São Tomé e Príncipe, país da África Equatorial cuja língua oficial é o Português, alterou esta segunda-feira, dia 11 de julho, o nome do aeroporto internacional do país para ‘Aeroporto Nuno Xavier’ em homenagem ao antigo presidente da Assembleia Constituinte que proclamou a independência do país em 12 de julho de 1975.

Nascido em 13 de setembro de 1940, Nuno Xavier Daniel Dias, ocupou o cargo de ministro dos Transportes e Equipamento Social no Governo de Transição de São Tomé e Príncipe em 1976, tendo falecido no dia 8 de junho do mesmo ano num acidente de helicóptero em Portugal.

“Hoje 11 de julho de 2022 está a ser feita a história […] é preciso voltar a pegar nos nossos manuais escolares e colocar o nome de Nuno Xavier”, disse a filha do homenageado, Nélia Daniel Dias. No seu discurso realçou que o seu pai “é uma figura unânime” e que “não levanta problemas de falta de consenso”, considerando que com a alteração do nome do aeroporto “Nuno Xavier é homenageado pelo povo de São Tomé”.

“Hoje é um dia marco histórico para se demonstrar que nada é impossível”, afirmou Nélia Xavier Dias.

Além da alteração do nome do aeroporto, as autoridades deram nova cor às infraestruturas aeroportuárias e inauguram novas instalações para sala de espera e de embarque, o pavimento da zona frontal e o parque de estacionamento.

“A obra não está feita de forma completa, os trabalhos vão continuar, como poderão observar ao longo das próximas semanas […] vamos continuar a fazer o nosso caminho e para o mundo fica Nuno Xavier o patrono do aeroporto de São Tomé”, disse o ministro das Infraestruturas e Recursos Naturais, Osvaldo Abreu.

A cerimónia foi presidida pelo primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus e contou com a presença de vários membros do governo, familiares do homenageado, dirigentes da administração pública e dezenas de populares.

“Ter o nome de Nuno Xavier Daniel Dias intimamente ligado a este momento alto de liberdade do povo de São Tomé e Príncipe é qualquer coisa que me deixa honrado […] nós já fizemos história atribuindo este nome ícone da nossa independência àquilo que nós temos de mais importante em termos de liberdade de sair pelo ar, ‘ter asas’, para sair de São Tomé e Príncipe para desenvolver o país”, declarou, Jorge Bom Jesus.

O primeiro-ministro destacou que o ato “é um primeiro passo, realçando que “nenhum país se desenvolve” sem projetos estruturantes, nomeadamente do aeroporto e porto, assegurando que o projeto de ampliação do aeroporto em 580 metros, “continua e está na reta final” e poderá ter início a qualquer momento.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...