Aeroportos de Cabo Verde com mais 11,5% de passageiros em 2016 – TAP lidera transporte regular

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

 

A TAP reforçou em 2016 a liderança do transporte aéreo regular de passageiros de e para a República de Cabo Verde com um aumento em quase 33% do número de passageiros nos aeroportos do arquipélago, os quais têm como líder destacado o grupo TUI, nº 1 europeu na organização e comercialização de viagens, com mais de metade dos passageiros movimentados.

Uma análise da agência portuguesa de notícias de turismo e viagens PressTUR aos dados publicados pela ASA – Aeroportos e Segurança Aérea, de Cabo Verde, indicou que a TAP somou no ano passado 243,6 mil passageiros nos aeroportos de Cabo Verde, o que equivale a cerca de 16,8% do total de passageiros embarcados e desembarcados de voos internacionais nos aeroportos cabo-verdianos, +1,6 pontos que em 2015.

A sua concorrente mais direta, a TACV (Transportes Aéreos de Cabo Verde), por sua vez, baixou de 15,2% para 12,6% dos passageiros de voos internacionais, com 182,4 mil no ano passado.

Os dados da ASA – Aeroportos e Segurança Aérea indicam que a TAP foi a líder destacada em passageiros de voos internacionais no Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Cidade da Praia, com um aumento em 31,5% face a 2015, para 104 mil, o que lhe dá uma quota de mercado de 44%, que compara com 42,1% da TACV, em segundo lugar, com 99,6 mil passageiros, por uma queda em 18,4%.

Além da Praia, a TAP foi líder ainda no ano passado em voos internacionais de e para o Aeroporto Internacional Cesária Évora, na ilha de São Vicente, onde teve um aumento de passageiros em 16%, para 35,5 mil, o que significou mais de metade (57,4%) do total desse aeroporto e mais do dobro da sua concorrente mais directa, a TACV (16,8 mil passageiros, em queda de 29,7%).

Nas ilhas mais turísticas do Sal e de Santiago, a TAP cresceu, mas apenas no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, no Sal, onde se cotou em lugar cimeiro, alcançando a posição de 2ª maior transportadora, com 90,3 mil, +23,1% que em 2015.

A TAP teve assim uma quota de mercado de 12%, enquanto a concorrente TACV, que também voa de Portugal, teve 8,7%, correspondentes a um total de 65,9 mil passageiros, +32,9% que no ano anterior.

No Aeroporto Internacional Aristides Pereira, na ilha da Boavista, com um tráfego internacional ainda mais dominado pelas companhias do grupo TUI, a TAP foi apenas a 8ª maior companhia em número de passageiros de voos internacionais, com 13,8 mil (3,5% do total) e um aumento em 15,2%.

A sua principal concorrente nesse aeroporto foi no ano passado a Everjets, que somou 10,3 mil passageiros.

 

Foto © Jaillson López/Capeverdeskies Spotter
Foto © Jaillson López/Capeverdeskies Spotter

Companhias do Grupo TUI transportaram mais de metade dos passageiros para Cabo Verde

Mas na Boavista e no Sal a liderança destacada é das companhias aéreas do grupo TUI que no ano passado foram as transportadoras de, respectivamente, 66,9% e 63,6% dos passageiros de voos internacionais.

Na Boavista, Thomson Airways, TUIfly, TUI Nordic, TUIfly Netherlands e TUI Airlines Belgium somaram 267,3 mil passageiros, com um aumento em cerca de 19% face a 2015, e no Sal, Thomson Fly, Thomson Airways, TUIfly Gmbh, TUIfly Netherlands, TUI Airlines Belgium e TUIfly Nordic somaram cerca de 479,1 mil passageiros, com um aumento em 37,2%.

Com o total destes dois aeroportos, que servem as duas ilhas onde se concentra a oferta de resorts, designadamente da rede hoteleira RIU, de que o TUI tem 50%, e ainda cerca de 1,2 mil transportados de/para São Vicente pela TUI Airlines Netherlands, o grupo alcançou um total de 747,6 mil passageiros transportados de e para Cabo Verde, o que equivale a mais de metade (cerca de 51,5%) do total de passageiros de voos internacionais em aeroportos de Cabo Verde em 2016, que, segundo a ASA, foram 1,45 milhões, com um aumento em 12,7% face a 2015.

Em voos domésticos, por sua vez, foram 764,3 mil, +9,4% que um ano antes, pelo que no conjunto dos dois tipos de tráfego os aeroportos de Cabo Verde tiveram em 2016 um aumento médio de passageiros em 11,5%, somando 2,215 milhões.

 

  • Matéria publicada pela ‘PressTUR’, parceiro editorial do ‘Newsavia’ em Portugal
  • Foto de abertura © Carlos Freitas/Capeverdeskies Spotter

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...