Aeroportos de Cabo Verde começam a recuperar passageiros

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O número de passageiros nos aeroportos cabo-verdianos aumentou 28% de fevereiro para março, para quase 32.500, a maior subida mensal em vários meses, antes de a pandemia de covid-19 afectar o tráfego aéreo, segundo dados oficiais.

De acordo com dados compilados esta semana pela agência portuguesa de notícias ‘Lusa’ a partir do boletim de tráfego da empresa pública Aeroportos e Segurança Aérea (ASA) relativo ao primeiro trimestre de 2021, os aeroportos de Cabo Verde receberam no mês de março 820 aeronaves (crescimento de 23,6% face a fevereiro) em voos internacionais e domésticos.

Já o número de passageiros em embarques, desembarques e trânsito foi de 18.594 em voos domésticos e 13.862 em voos internacionais, totalizando desta forma 32.456 passageiros, contra os 25.350 em fevereiro.

No acumulado do primeiro trimestre, os aeroportos cabo-verdianos movimentaram 2.314 aeronaves, uma quebra de 72% face às 8.143 movimentadas no mesmo período de 2020, ainda antes dos efeitos da pandemia de covid-19. Em termos de passageiros, o acumulado foi de 96.157, uma quebra de 85% face aos 636.018 nos três primeiros meses de 2020.

A economia de Cabo Verde depende essencialmente do turismo, com um peso direto de cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) e um recorde de 819 mil turistas em 2019, mas com uma quebra de 70% em 2020.

Desde finais de março que o arquipélago praticamente não tem atividade turística, face aos condicionalismos impostos por vários países, para travar a transmissão da pandemia de covid-19, e com o Governo a estimar a duplicação da taxa de desemprego, para quase 20%.

O Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, na ilha do Sal, a mais turística de Cabo Verde e que antes da pandemia registava um movimento anual acima de um milhão de passageiros, contou no primeiro trimestre deste ano com apenas 16.037 passageiros em desembarques e embarques de voos internacionais e domésticos, o que representa uma quebra de 95% face ao mesmo trimestre de 2021.

O aeroporto da capital, na Praia, ilha de Santiago, movimentou no primeiro trimestre um total de 54.628 passageiros em voos internacionais e domésticos, uma quebra de 58% face ao mesmo período de 2020.

Cabo Verde tem quatro aeroportos internacionais, nas ilhas de Santiago, do Sal, da Boa Vista e de São Vicente, e três aeródromos, nas ilhas de São Nicolau, Maio e Fogo, todos operados pela ASA.

Globalmente, os aeroportos cabo-verdianos movimentaram quase 776.000 passageiros em 2020, perdendo praticamente dois milhões de passageiros no espaço de um ano (-72%), devido à pandemia, segundo dados anteriores da ASA.

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...