Os aeroportos espanhóis encerraram o mês de julho passado como o melhor de sempre da sua história, ao somar mais de 25,6 milhões de passageiros, mais cerca de 11% que em igual mês de 2015. Os números, justifica a imprensa espanhola, citando dados da AENA, empresa concessionária dos principais aeroportos do País, devem-se à transferência de turistas do norte de África e da Turquia.
As estatísticas da AENA referem que em julho foram operadas 139 rotas de e para aeroportos espanhóis que há um ano atrás não existiam. De entre estas, 72 foram ligações domésticas e europeias, na sua maioria operadas por companhias de baixo custo, que concentraram 42% da oferta para destinos domésticos e 53% da disponibilidade para aeroportos internacionais.
As estimativas da AENA, que apontavam no início do ano para um aumento global de 6,2% em todos os aeroportos do País, estão a superar-se, refere a concessionária, que revelou que até final de julho o acumulado de 2016 atinge 210,5 milhões de passageiros, muito superior ao anterior recorde dos primeiros sete meses de 2007, período em que passaram pelos aeroportos espanhóis 118,84 milhões de passageiros.