Aeroportos portugueses crescem acima da média europeia

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Vila Galé - NewsAvia _ Março

Portugal foi o país europeu que em Fevereiro deste ano teve a sexta maior taxa de crescimento do movimento de passageiros nos seus aeroportos, com um aumento em 15,1%, que é três vezes mais forte que o aumento médio no mês apontado pelo capítulo europeu do Conselho Internacional dos Aeroportos (ACI/Europa).

A informação do ACI Europa indica que apenas sete países europeus tiveram crescimento a dois dígitos em Fevereiro, o primeiro dos quais a Grécia, com +26,6%%, seguindo-se a Roménia, com +18%, a Irlanda, com +17%, a Lituânia, com +16,8%, a Bélgica, com +15,3%, Portugal, com +15,1%, e a Hungria, com +13,1%.

Por aeroportos, a informação do ACI mostra Lisboa e Porto nos topos de crescimento em Fevereiro nos respectivos grupos, organizados em função da média anual de passageiros.

Lisboa, com um aumento em 17,9%, teve o 4º aumento mais forte em Fevereiro entre os aeroportos do Grupo 2, que anualmente têm entre dez milhões e 25 milhões de passageiros por ano, e o Porto, com +17,7%, teve o 2º aumento mais forte entre os aeroportos do Grupo 3 (cinco milhões a dez milhões de passageiros por ano).

Os grupos 2 e 3 tiveram aumentos médios de passageiros em Fevereiro, respectivamente, em 6,8% e em 6,3%, enquanto os do Grupo 1 (mais de 25 milhões de passageiros por ano) tiveram +2,9% e os do Grupo 4 (menos de cinco milhões por ano) tiveram +6,8%.

O Top5 de crescimento relativo do Grupo do Aeroporto de Lisboa foi liderado por Atenas, com +24,7%, seguindo-se Londres Stansted, com +24,6%, Bruxelas, com +18,5%, Lisboa, com +17,9%, e Dublin, com +16,7%.

No Grupo 3, do qual faz parte o Aeroporto do Porto, os Top5 de crescimento relativo foram Milão Bergamo, com +18,2%, Porto, com +17,7%, Bucareste, com +15,8%, Basel-Mulhouse-Freiburg, com +15%, e Glasgow, com 13,8%.

Cálculos do ‘PressTUR a partir dos dados do ACI evidenciam que tal como em Janeiro passado, Lisboa voltou a cotar-se em Fevereiro como o aeroporto europeu com o 7º maior aumento de passageiros, com mais 183,1 mil, e o Porto teve o 19º maior aumento, com mais 69,5 mil.

No total, os aeroportos portugueses tiveram em Fevereiro mais quase 271 mil passageiros que um ano antes (+15,1%, para 2,066 milhões), o que significa que concentraram 5,8% do aumento verificado nos 209 aeroportos com dados publicados pelo ACI (+5% ou mais 4,68 milhões, para 98,46 milhões).

Além de Lisboa e Porto também tiveram crescimentos em Fevereiro acima da média europeia os aeroportos do Funchal, com um aumento em 8,4% ou 12,6 mil, para 163 mil, e de Ponta Delgada, com +25,7% ou mais 10,6 mil, para 51,8 mil.

Faro foi, assim, a excepção, até porque foi o único dos aeroportos portugueses a ter queda do movimento de passageiros em Fevereiro, em 2,7% ou 5,1 mil, para 183,5 mil.

 

  • Notícia do ‘PressTUR’, parceiro editorial do Newsavia em Portugal.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...