Aeroportos portugueses recuperaram passageiros em janeiro

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Os aeroportos portugueses movimentaram 2,1 milhões de passageiros no passado mês de janeiro, apresentando um aumento de 177,4% face ao registado no mesmo mês de 2021 e acelerando face ao mês anterior (168,7%), anunciou nesta terça-feira, dia 15 de março, o Instituto Nacional de Estatística (INE) em Lisboa.

“Em janeiro de 2022, nos aeroportos nacionais movimentaram-se 2,1 milhões de passageiros e 16,8 mil toneladas de carga e correio (+177,4% e +39,2%, respetivamente), revelando uma aceleração face ao mês anterior (+168,7% e +31,7%)”, refere o INE nas estatísticas rápidas do transporte aéreo referentes ao primeiro mês do corrente ano.

Apesar do crescimento, os números mantêm-se abaixo do período pré-pandemia. Face a janeiro de 2020, o movimento de passageiros caiu 42,6% e o movimento de carga e correio diminuiu 2,8%.

No primeiro mês do ano, França foi o principal país de origem e de destino dos voos, tendo registado crescimentos de 129,1% no número de passageiros desembarcados de 69,9% no número de passageiros embarcados face ao mesmo mês de 2021.

Já o Reino Unido destacou-se com o maior crescimento no número de passageiros embarcados e desembarcados (576,6% e 485,8%, respetivamente), ocupando o terceiro lugar entre os principais países de origem e o segundo nos países de destino.

Em termos de aeronaves que aterraram nos aeroportos nacionais, houve 11,9 mil em voos comerciais, representando um aumento homólogo de 106,1% (101,7% no mês anterior).

Face a 2020, houve menos 21,6% aeronaves a aterrarem nos aeroportos nacionais.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...

Qatar Airways reforça Luanda que terá quatro voos semanais e alarga rede para Kinshasa

A Qatar Airways prossegue a expansão da sua rede...