Aeroportos portugueses recuperaram passageiros em janeiro

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Os aeroportos portugueses movimentaram 2,1 milhões de passageiros no passado mês de janeiro, apresentando um aumento de 177,4% face ao registado no mesmo mês de 2021 e acelerando face ao mês anterior (168,7%), anunciou nesta terça-feira, dia 15 de março, o Instituto Nacional de Estatística (INE) em Lisboa.

“Em janeiro de 2022, nos aeroportos nacionais movimentaram-se 2,1 milhões de passageiros e 16,8 mil toneladas de carga e correio (+177,4% e +39,2%, respetivamente), revelando uma aceleração face ao mês anterior (+168,7% e +31,7%)”, refere o INE nas estatísticas rápidas do transporte aéreo referentes ao primeiro mês do corrente ano.

Apesar do crescimento, os números mantêm-se abaixo do período pré-pandemia. Face a janeiro de 2020, o movimento de passageiros caiu 42,6% e o movimento de carga e correio diminuiu 2,8%.

No primeiro mês do ano, França foi o principal país de origem e de destino dos voos, tendo registado crescimentos de 129,1% no número de passageiros desembarcados de 69,9% no número de passageiros embarcados face ao mesmo mês de 2021.

Já o Reino Unido destacou-se com o maior crescimento no número de passageiros embarcados e desembarcados (576,6% e 485,8%, respetivamente), ocupando o terceiro lugar entre os principais países de origem e o segundo nos países de destino.

Em termos de aeronaves que aterraram nos aeroportos nacionais, houve 11,9 mil em voos comerciais, representando um aumento homólogo de 106,1% (101,7% no mês anterior).

Face a 2020, houve menos 21,6% aeronaves a aterrarem nos aeroportos nacionais.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...