Agências de viagens europeias assumem compromisso com a sustentabilidade 

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um total de 629 operadores turísticos e agentes de viagens europeus de pequena e média dimensão, dos quais 62 portugueses, foram selecionados para participar do projeto SUSTOUR, financiado pelo programa COSME da União Europeia (UE), destinado a melhorar o seu desempenho de sustentabilidade, anunciou nesta terça-feira, dia 5 de julho, a Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo (APAVT).

A apresentação de candidaturas de Pequenas e Médias Empresas (PME) iniciou-se em março de 2022, para selecionar um mínimo de 175 operadores turísticos e agentes de viagens que beneficiariam de um programa abrangente de apoio técnico para os ajudar a melhorar o seu desempenho de sustentabilidade. Foram recebidas mais de 730 candidaturas e, após avaliação por uma comissão de avaliação independente, 629 PME de 35 países foram selecionadas e inscritas no programa de apoio.

«Estamos muito satisfeitos com tanto interesse por parte dos operadores turísticos e agentes de viagens em toda a Europa em aprender como tornar os seus negócios e cadeia de fornecedores mais sustentáveis. Decidimos aceitar três vezes mais empresas no programa de apoio do que o inicialmente planeado, para permitir que um máximo de empresas beneficie do projeto.», disse Naut Kusters, diretor da ECEAT (Centro Europeu de Turismo Ecológico e Agrícola) e líder do projeto SUSTOUR.

Por seu lado o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, afirma que «a sustentabilidade é claramente uma das principais prioridades da APAVT e estamos obviamente satisfeitos por ver que cerca de seis dezenas de agentes de viagens e operadores turísticos associados foram selecionados no âmbito do projeto SUSTOUR.»

O programa de apoio técnico inicia-se a partir de julho de 2022 e fornecerá uma combinação de formações on-line, formações em sala de aula de vários dias, formação intensiva (em grupo e individual), bem como aprendizagem entre pares – todos fornecidos e guiados por especialistas em turismo sustentável ​​selecionados para o efeito. As empresas podem escolher entre obter apoio para a certificação Travelife ou apoio em termos de melhoria de áreas específicas, como gestão de carbono, plástico e cadeia de fornecimento ou certificação de suas excursões em terra.

Serão organizados vários eventos em conjunto com feiras europeias para permitir às empresas de viagens selecionadas trocar experiências e melhores práticas, bem como premiar as que obtiverem com sucesso a certificação através do projeto SUSTOUR.

A lista das empresas de viagens bem-sucedidas inscritas no programa de apoio técnico SUSTOUR está disponível no seguinte LINK

 

  • Foto © Programa COSME/União Europeia

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Azores Airlines inicia novas rotas nacionais e internacionais no próximo mês de junho

A companhia aérea portuguesa Azores Airlines estreia, a partir...

Aumento para 45 movimentos/hora no atual Aeroporto de Lisboa requer estudo, esclarece o Governo

O aumento de capacidade do Aeroporto Humberto Delgado, em...