A holding ‘Agility’, uma empresa de serviços, infraestrutura e inovação da cadeia de suprimentos em aeroportos de todo o mundo, com sede na cidade do Kuwait, anunciou na semana passada que finalizou o negócio de aquisição da John Menzies PLC (MenziesAviation), sediada no Reino Unido, por 763 milhões de libras esterlinas (cerca de 923,870 milhões de dólares/902,74 milhões de euros).
A John Menzies PLC absorverá, através de fusão, a National Aviation Services (NAS), criando desta forma um grupo que será líder mundial em serviços para a aviação, nomeadamente em handling aeroportuário e fornecimentos a companhias aéreas, em 58 países.
Uma vez integrada, a empresa combinada operará como Menzies Aviation e será a maior empresa de serviços de aviação do mundo por número de países e a segunda maior por número de aeroportos atendidos.
Operando como Menzies Aviation, a empresa combinada prestará serviços de carga aérea, serviços de abastecimento de combustível e serviços terrestres em aeroportos nos seis continentes. A facturação combinada da Menzies e da NAS superou 1,5 mil milhões (bilhões no Brasil) de dólares em 2021.
A nova empresa terá aproximadamente 35 mil funcionários e operações em 254 aeroportos em 58 países, operando 600 mil voos, dois milhões de toneladas de carga aérea e dois milhões e meio de abastecimentos de combustível por ano.
“Menzies e NAS formarão o líder mundial em serviços de aviação”, disse Hassan El-Houry, que se torna presidente da empresa combinada, tendo anteriormente ocupado o cargo de presidente executivo da NAS, que já era controlada pela ‘Agility’.
“Contaremos com a escala e os recursos para expandir e crescer à medida que o setor se recupera da pandemia da covid-19. A aviação comercial é um importante mecanismo de crescimento económico global, e os nossos clientes precisam de parceiros com os quais possam contar à medida que retornarem os volumes de voo”, acrescenta Hassan El-Houry
Entre os atuais clientes da Menzies Aviation, de acordo com um comunicado da empresa, contam-se as companhias aéreas Air Canada, Air China, Air France-KLM, American Airlines, British Airways, Cathay Pacific, EasyJet, Emirates, Ethiopian, FlyDubai, Frontier Airlines, IAG, Jazeera, Grupo Qantas, Qatar Airways, Southwest, Turkish, United Airlines, WestJet e Wizz Air.
Groundforce Portugal deverá ser integrada no novo líder mundial de handling
Recorde-se que, se tudo decorrer bem, a Groundforce Portugal virá a integrar, num futuro próximo, a ‘Menzies Aviation’. Conforme noticiámos, a NAS poderá tornar-se, em breve, acionista principal da SPdH –Serviços Portugueses de Handling (nome comercial Groundforce Portugal), que atua nos aeroportos nacionais de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira concessionados à ANA/Vinci Airports, por escolha de assembleia de credores da empresa, atualmente em processo de falência.
Caso as negociações que agora decorrem entre a empresa portuguesa e a NAS, tenham sucesso, e a não surgir qualquer impedimento para a sua concretização, a Groundforce poderá ser uma futura subsidiária da Menzies Aviation. O Grupo TAP deverá vender, eventualmente à agora nova líder mundial de serviços aeroportuários, a sua parte na conclusão do polémico e demorado processo de resolução da mais importante companhia de handling portuguesa.
- LINK notícia relacionada