Agility adquire a Menzies Aviation e forma maior operador mundial de handling

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A holding ‘Agility’, uma empresa de serviços, infraestrutura e inovação da cadeia de suprimentos em aeroportos de todo o mundo, com sede na cidade do Kuwait, anunciou na semana passada que finalizou o negócio de aquisição da John Menzies PLC (MenziesAviation), sediada no Reino Unido, por 763 milhões de libras esterlinas (cerca de 923,870 milhões de dólares/902,74 milhões de euros).

A John Menzies PLC absorverá, através de fusão, a National Aviation Services (NAS), criando desta forma um grupo que será líder mundial em serviços para a aviação, nomeadamente em handling aeroportuário e fornecimentos a companhias aéreas, em 58 países.

Uma vez integrada, a empresa combinada operará como Menzies Aviation e será a maior empresa de serviços de aviação do mundo por número de países e a segunda maior por número de aeroportos atendidos.

Operando como Menzies Aviation, a empresa combinada prestará serviços de carga aérea, serviços de abastecimento de combustível e serviços terrestres em aeroportos nos seis continentes.  A facturação combinada da Menzies e da NAS superou 1,5 mil milhões (bilhões no Brasil) de dólares em 2021.

A nova empresa terá aproximadamente 35 mil funcionários e operações em 254 aeroportos em 58 países, operando 600 mil voos, dois milhões de toneladas de carga aérea e dois milhões e meio de abastecimentos de combustível por ano.

“Menzies e NAS formarão o líder mundial em serviços de aviação”, disse Hassan El-Houry, que se torna presidente da empresa combinada, tendo anteriormente ocupado o cargo de presidente executivo da NAS, que já era controlada pela ‘Agility’.

 

“Contaremos com a escala e os recursos para expandir e crescer à medida que o setor se recupera da pandemia da covid-19. A aviação comercial é um importante mecanismo de crescimento económico global, e os nossos clientes precisam de parceiros com os quais possam contar à medida que retornarem os volumes de voo”, acrescenta Hassan El-Houry

Entre os atuais clientes da Menzies Aviation, de acordo com um comunicado da empresa, contam-se as companhias aéreas Air Canada, Air China, Air France-KLM, American Airlines, British Airways, Cathay Pacific, EasyJet, Emirates, Ethiopian, FlyDubai, Frontier Airlines, IAG, Jazeera, Grupo Qantas, Qatar Airways, Southwest, Turkish, United Airlines, WestJet e Wizz Air.

 

Groundforce Portugal deverá ser integrada no novo líder mundial de handling

Recorde-se que, se tudo decorrer bem, a Groundforce Portugal virá a integrar, num futuro próximo, a ‘Menzies Aviation’. Conforme noticiámos, a NAS poderá tornar-se, em breve, acionista principal da SPdH –Serviços Portugueses de Handling (nome comercial Groundforce Portugal), que atua nos aeroportos nacionais de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira concessionados à ANA/Vinci Airports, por escolha de assembleia de credores da empresa, atualmente em processo de falência.

Caso as negociações que agora decorrem entre a empresa portuguesa e a NAS, tenham sucesso, e a não surgir qualquer impedimento para a sua concretização, a Groundforce poderá ser uma futura subsidiária da Menzies Aviation. O Grupo TAP deverá vender, eventualmente à agora nova líder mundial de serviços aeroportuários, a sua parte na conclusão do polémico e demorado processo de resolução da mais importante companhia de handling portuguesa.

 

  • LINK notícia relacionada

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Lucro líquido da Ryanair Holdings cai 18% entre abril e setembro deste ano

O grupo de companhias de baixo custo da Ryanair...

Beta Technologies Segura  $318 Milhões  de financiamento finalizer linha de produção do  eVTOL Alia

Financiamento foi liderado pela Qatar Investment Authority reforça desenvolvimento...

Polícia do Reino Unido detém família fugitiva na Classe Executiva da Emirates após chegada a Gatwick 

Autoridades prenderam três familiares suspeitos de envolvimento na morte...

Acidente fatal no Aeroporto de Helsínquia: Funcionário esmagado por A350 da Finnair 

Trabalhador de solo da Aviator Finland, operadora de handling,...