AgustaWestland AW609 Tiltrotor a caminho da certificação

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Os pilotos de teste da AgustaWestland, Dan Wells e Paul Edwards fizeram um update sobre o progresso do programa de testes de voo do helicóptero AW609 Tiltrotor, na HeliExpo 2015, em Orlando, na Flórida. Até à data, o programa estendeu o envelope de voo do AW609 até ao peso máximo de 18.000 libras (8165 kg), 293 nós de velocidade (542 km/h) e 30.000 pés (9144 m) de altitude. A companhia tem dois protótipos de voo em Arlington, no Texas e um em Itália. Em breve, dois outros protótipos irão juntar-se ao programa.

Aw-609-em-processo-de-certificacao2

A certificação base deste helicóptero, que foi finalizada pela Federal Aviation Administration (FAA) norte-americana, é uma conjugação das Parts 25 e 29 da FAA, com especificações adicionais inerentes à configuração do Tiltrotor. Até ao momento, os testes de voo incluíram entradas em perda e testes de aeroelasticidade estrutural. Dan Wells e Paul Edwards detalharam os resultados dos testes de autorotação, em que simularam uma falha dupla dos motores do AW609 quando voavam em velocidade de cruzeiro e executaram uma manobra de recuperação de autorotação em modo helicóptero. De acordo com os dois pilotos, a performance com um motor inoperativo equivale à performance de um helicóptero de Categoria A.

 

Aw-609-em-processo-de-certificacao3

O AW609 incorpora um sistema de controlo fly-by-wire que simplifica a sua operação. Dispõe de um programa que faz a conversão para modo avião, apenas, com um simples botão. A protecção do envelope de voo e o controlo variável são uma ajuda à segurança e operação do aparelho. O AW609 vai preencher um nicho do mercado dos aviões de descolagem e aterragem vertical, com uma velocidade de cruzeiro muito para além dos helicópteros convencionais. Estará equipado para nove lugares, pressurização para voos acima dos 25.000 pés (7620 m) e certificação para voar em condições conhecidas de gelo.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...