A Air Baltic, companhia aérea da Letónia, recebeu no domingo, dia 20 de setembro, em Riga, capital do país, mais um Airbus A220-300, que foi registado como YL-AAW.
Trata-se do 23 º aparelho de uma encomenda de 50 aeronaves daquele modelo, feita ainda no tempo em que este avião tinha sido lançado pela Bombardier, então denominado CSeries. A companhia letã, que ainda pode exercer opção de compra para mais 30 aeronaves do mesmo tipo, espera terminar o corrente ano com um total de 25 A220-300 na sua frota, correspondente a metade da encomenda.
Num comunicado distribuído neste domingo, Martin Gauss, presidente executivo da empresa aérea da Letónia, considera que “a crise atual permitiu que nos concentrássemos no Airbus A220-300 como o único tipo de aeronave que o Air Baltic voará no futuro. Com esta nossa escolha de aeronaves, o foco está na sustentabilidade, que é uma vantagem para sair da crise. ”
Desde maio de 2020, a Air Baltic opera todos os seus voos com um único tipo de aeronave, o Airbus A220-300, minimizando a complexidade e beneficiando da eficiência adicional proporcionada pela aeronave.
O Airbus A220-300 tem registado um desempenho para além das expectativas da empresa e com uma excelente experiência de voo com benefícios para os passageiros, como assentos mais largos, janelas maiores e mais espaço para bagagem de mão na cabina.
A nova aeronave também é consideravelmente mais silenciosa, com uma pegada de ruído quatro vezes menor. Além disso, atualmente é o avião comercial mais ecológico do mundo, já que é a primeira aeronave a ter uma declaração transparente do impacto ambiental do ciclo de vida.
A Air Baltic transportou no passado mês de agosto137.830 passageiros (1.997 voos), o que corresponde a menos nove por cento do que no mês anterior de junho. A companhia voa das três repúblicas do Báltico – Estónia, Letónia e Lituânia – para 51 destinos europeus, incluindo Lisboa.
- Foto © Air Baltic