Air Europa cancela voo Salvador da Bahia-Madrid por avaria do avião

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Escola de Aeronáutica - ISEC Lisboa


Voo da companhia espanhola partiu de Salvador da Bahia com atraso de mais de 24 horas. Peça de um motor foi substituída por outra que chegou de Miami (EUA). Viagem decorreu bem e todos os passageiros foram reencaminhados para os seus destinos em aeroportos europeus.

A Air Europa cancelou neste sábado, dia 28 de abril, o voo AEA/UX084 que deveria ter partido do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, na cidade de Salvador, Estado da Bahia, Brasil, com destino ao Aeroporto Adolfo Suárez/Barajas Madrid, em Espanha, devido a avaria num dos motores da aeronave.

O avião, um Airbus A330-200, matrícula EC-LVL, já tinha chegado atrasado ao aeroporto brasileiro, o que levou a que a partida do voo para Espanha sofresse no horário um atraso de uma hora e meia. Contudo, após a aeronave ter sido rebocada para fora da sua posição de estacionamento e com todos os passageiros a bordo, o comandante anunciou que não poderia seguir viagem, já que uma peça relevante para o arranque de um dos motores estava avariada.

Os 289 passageiros foram desembarcados cerca de duas horas depois do embarque, tendo sido levados para um hotel na cidade de Salvador, próximo do aeroporto, onde permaneceram até serem transportados de novo para o aeroporto da capital baiana, onde voltaram a embarcar e partiram para Madrid ao princío da noite desta segunda-feira, dia 30 de abril. O avião pousou no Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas pelas 14h20 locais.

Os passageiros queixam-se no domingo da morosidade do processo de transferência para o hotel, já que ao optar por uma única unidade hoteleira, e perante o número de pessoas a requerer alojamento, os últimos clientes da Air Europa entraram nos seus quartos pelas seis horas da manhã.

Nas redes sociais também são visíveis reclamações quanto ao avião, não propriamente pela avaria mecânica registada, mas pela razão do filme de segurança não ter rodado por avaria no sistema e ter sido substituído pela intervenção dos tripulantes de cabina, e porque o avião apenas tem alguns monitores no teto e não os modernos sistemas de entretenimento nas costas das cadeiras da aeronave.

Não obstante isso a aeronave entrou ao serviço há pouco mais de 16 anos, primeiro ao serviço da extinta companhia espanhola Iberworld, pelo que não se pode considerar a idade do aparelho como uma desvantagem. Este avião já teve registo português (CS-TRA), então com as cores da Orbest, e o que se verifica é que nunca foi reconfigurado.

A maioria dos passageiros são brasileiros que têm ligações para outros aeroportos europeus.

Passageiros impacientes exigem outra aeronave

Praticamente 24 horas sobre a hora em que os passageiros se apresentaram para o voo AEA/UX084 da Air Europa, entre Salvador da Bahia e Madrid, a companhia espanhola ainda não tinha fornecido qualquer previsão sobre o voo de substituição para os 289 passageiros que aguardam num hotel da capital baiana notícias para seguirem viagem.

A situação criou mal-estar entre as pessoas e algumas já manifestaram intenção de desistir da viagem. A peça avariada do motor do avião, que inicialmente chegaria de São Paulo, chegou ao princípio da noite deste domingo, dia 29 de abril, de Miami, nos Estados Unidos da América. Depois de substituída o avião foi dado como apto para a viagem de regresso pelas 22h00 de domingo. O voo decorreu de forma normal até à capital espanhola, tendo a companhia reencaminhado os seus passageiros para os voo de conexão que foram remarcados já na capital espanhola.

A Air Europa voa três vezes por semana da capital espanhola para Salvador da Bahia, às terças, quintas e sábados, com aviões Airbus A330, os mais antigos da empresa aérea, que nas viagens para São Paulo, por exemplo, voa com os novos Boeing 787 Dreamliner. A companhia espanhola tem voos diários para São Paulo e mais duas frequências semanais para Recife, em A330.

No ano passado a Air Europa registou nas rotas do Brasil uma ocupação média de 90%, sendo que cerca de 70% dos passageiros se dirigiram para aeroportos europeus, com escala em Madrid.

 

  • Foto © Eugeni Reguill
  • Notícia atualizada às 16h00 UTC (12h00 no Brasil) de segunda-feira, dia 30 de abril.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...