Subjetividade do INSPAC na RAMPA. Qual o limite? (parte 1)

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Em post anterior (link) escrevemos um pouco sobre alguns aspectos jurídicos dos atos administrativos que são praticados durante a ‘rampa’. Nessa oportunidade, foi dito que estes gozam de presunção de legitimidade e legalidade. Mas não foi mencionado que um dos poderes do INSPAC é o discricionário.

Discricionário é o poder administrativo que autoriza o INSPAC a avaliar situações e tomar decisões para as quais não está vinculado pela norma jurídica. Nesse sentido, o INSPAC primeiro deve observar e cumprir o que norma determina, somente em pontos falhos ou que exijam interpretação poderá haver discricionariedade.

Com efeito, essa discricionariedade não é absoluta. Está, principalmente, limita pela norma que permite a discricionariedade ou carente de interpretação e pelos princípios da Administração Pública. Diga-se passagem que esses princípios têm influência bastante restrita na vida dos fiscalizados.

Os princípios dos quais escrevo é a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Deve ser observado que constranger ou pressionar os fiscalizados ou exigir algo além do razoável é ilegal e imoral. Da mesma forma com fiscalizar uma aeronave ou um subsetor da aviação e não fazê-lo por tratar-se de ‘A’ ou ‘B’ ou ser mais ou menos importante é o mesmo que pessoalizar a fiscalização, portanto viola a impessoalidade e essa forma de discricionariedade é vedada.

Por oportuna menção ao razoável, tido como é algo capaz de atingir os fins aos quais se propõe, deve ser dito que este é outro limite aos atos administrativos do INSPAC. Ou seja, exigir o comprovante de pagamento das parcelas do seguro RETA, sendo que a apólice está válida e já foi apresentada, vai acrescentar o que para a segurança da aviação? Na minha opinião, nada.

Para não ficar muito longo, dividi esse texto em duas partes. Na próxima segunda-feira estará aqui na NewsAvia a continuação.

 


Nota: Todos os textos publicados na secção blogger integram um espaço de participação dos leitores e seguidores, que convidamos para tal. São da responsabilidade do autor, sendo que não expressam necessariamente a opinião da NEWSAVIA

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...