Air France anuncia paragem e ‘phase out’ dos nove Airbus A380 da sua frota

O Grupo Air France-KLM anunciou na tarde desta quarta-feira, dia 20 de maio, o fim definitivo das operações da sua frota Airbus A380, que está ao serviço da Air France, em voos de longo curso à partida de aeroportos franceses.

A eliminação progressiva (phase out) da frota da Airbus A380, o maior avião comercial de transporte de passageiros do mundo, estava inicialmente programada para o final de 2022. A companhia francesa já tinha estacionado um desses aviões, continuando com nove unidades. O phase out acabou por ser acelerado no atual contexto da crise provocada pela pandemia de covid-19, que baixou de forma drástica a procura por viagens e o número de passageiros em rotas internacionais, uma situação que as principais companhias europeias dizem que irá manter-se nos próximos dois anos. Os aviões, alguns com apenas seis anos de serviço, já estavam parados no Aeroporto de Teruel, em Espanha, desde o passado mês de abril, onde também estão armazenados outros aviões do mesmo modelo da Lufthansa e da British Airways.

A decisão do Grupo Air France-KLM enquadra-se na estratégia de simplificação da sua frota, para torná-la mais competitiva, continuando a sua transformação com aeronaves mais modernas e de alto desempenho.

Cinco das aeronaves Airbus A380 da frota atual são de propriedade da Air France ou em arrendamento financeiro, enquanto quatro estão em arrendamento operacional. “O impacto global da redução progressiva do Airbus A380 está estimado em 500 milhões de euros e será contabilizado no segundo trimestre de 2020 como custo/despesa não corrente”, explica um comunicado do grupo europeu de aviação comercial.

O aparelhos A380 serão substituídos por aeronaves de nova geração, incluindo os Airbus A350 XWB e os Boeing 787 Dreamliner, cujas entregas estão em andamento.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica