Air France KLM, Lufthansa e IAG lideram lista dos maiores grupos aéreos europeus

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


 

O Grupo Air France KLM, que integra ainda a Transavia, com 274.269 milhões de RPK (passageiros por quilómetros voados) em 2017 manteve-se o maior grupo aéreo europeu, enquanto o IAG caiu para 3º, depois do Grupo Lufthansa Airlines, que até foi o que somou o maior número de passageiros.

Os dados recolhidos pela agência portuguesa de notícias de turismo e viagens ‘PressTUR‘ mostram que em número de passageiros, o grupo liderado pela alemã Lufthansa reforçou a liderança em 2017, com 130,04 milhões, para o que também conta ter passado no ano passado a consolidar a Brussels Airlines, além de ter sido a que mais beneficiou do impacto na Alemanha e na Áustria da falência do grupo Air Berlin.

Em segundo lugar, como em 2016, cotou-se o IAG, que integra as companhias British Airways, Iberia, Vueling e Iberia, com 104,8 milhões, e só depois fica o grupo da Air France e KLM, que integra também a Transavia, com 98,7 milhões.

Mas em RPK, que pondera o número de passageiros pelas distâncias voadas, medida de tráfego mais utilizada na aviação, porque não é a mesma coisa transportar um passageiro entre Lisboa e o Porto ou entre Lisboa e São Paulo, o grupo aéreo europeu líder é o Air France KLM, à frente do Lufthansa, que, com 261.156 milhões, ultrapassou o IAG (306.185 milhões), que em 2016 era nº 2.

A liderança do Air France KLM em RPK é mais significativa porque o Lufthansa foi o que teve mais capacidade no mercado medida em ASK (lugares por quilómetros voados), com 322.821 milhões, seguindo-se, então, a Air France KLM, com 314.646 milhões, e o IAG, com 306.185 milhões.

A diferença está em que o grupo Air France KLM foi de novo o que teve melhor aproveitamento da capacidade colocada no mercado, com uma taxa média de ocupação de 87,2%, que compara com 82,6% no IAG e 80,9% no Lufthansa.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Greve dos controladores em França cancela quase 90 voos nos aeroportos portugueses

A greve dos controladores de tráfego aéreo em França...

LAM pretende resolver proibição das autoridades portuguesas ao transporte de carga oriunda da Moçambique

O gestor responsável pela reestruturação da LAM – Linhas...