Air France retomou os voos na linha Paris/Orly-Teerão

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Air France retomou neste domingo, dia 17 de abril, a linha regular de transporte de passageiros, carga e correio Paris/Orly-Teerão. Esta carreira foi iniciada há 70 anos e tinha sido interrompida em 2008, na sequência da adopção do embargo decretado pelos países ocidentais contra o regime iraniano, devido ao dossiê nuclear.

O primeiro voo partiu neste domingo da capital francesa, pelas 12h20 locais, e aterrou em Teerão cerca de 05h10 depois. A bordo seguiram algumas entidades convidadas pela companhia aérea francesa, nomeadamente o ministro dos Transportes da França, Alain Vidalies, o Embaixador do Irão em Paris, o presidente executivo da Air France, Frédéric Gagey, e uma missão empresarial francesa constituída por 15 homens de negócios.

O reinício dos voos para a República Islâmica foi precedido de alguma polémica, pois a companhia francesa distribuiu uma comunicação interna, em que obriga o pessoal de voo feminino (comissárias de bordo ou pilotos) a usar uma cobertura na cabeça, sempre que estiverem em terra, na República Islâmica do Irão. A questão provocou mal-estar entre as tripulantes, com intervenção dos sindicatos que consideraram a atitude uma cedência a critérios de limitação da liberdade individual de cada uma das trabalhadoras abrangidas pela ordem da companhia.

No passado dia 4 de abril, a Air France distribuiu um comunicado de imprensa, em que anunciou a retoma dos voos de Paris para Teerão, com três ligações semanais, em aviões Airbus A330 (tripulação de dois pilotos e 10 comissários) ou A340 (dois pilotos e 12 comissários), e comunica que as tripulantes podem optar livremente por recusar a sua integração nesses voos, devendo para o efeito manifestar essa sua intenção à companhia, a fim de não serem escaladas para os voos para o Irão.

A companhia não cedeu às pressões sindicais. Alegou que sempre foi tradição e norma da Air France respeitar os hábitos e costumes dos países para onde voa, atuando com grande tolerância também no campo religioso, o que, é seguido também pelas outras companhias internacionais que voam para outros países, nomeadamente para o Irão.

Air France ORL-Teerao 17abr2016 900px

Antes da partida do primeiro voo desta nova fase de ligações aéreas regulares entre a França e o Irão, teve lugar junto da porta de embarque do voo AF738, em Orly, uma breve cerimónia que assinalou a reabertura oficial da linha, na qual discursou Frédéric Gagey, que afirmou a intenção da Air France continuar a contribuir para uma maior aproximação entre franceses e iranianos, nos diversos campos em que essa cooperação vier a ser retomada e ofereceu os serviços da companhia que começa com três voos semanais, mas que poderá, se houver procura, aumentar o número de frequências.

A Air France é a primeira companhia ocidental a retomar os voos regulares para o Irão, depois de terminadas as negociações sobre o tratado de armas nucleares entre os países ocidentais e o país islâmico, e depois de uma bem sucedida viagem do Presidente Hassan Rohani à Europa, em janeiro passado, na qual foram assinados contratos de compra de dezenas de aviões comerciais novos para a Iran Air, companhia de bandeira da República Islâmica do Irão, em Itália (ATR) e em França (Airbus).

Em 2014, a Austrian Airlines tinha retomado as ligações de Viena para Teerão, ainda as negociações sobre o acordo nuclear estavam a decorrer, sem fim à vista. Entretanto, a British Airways anunciou na capital britânica que irá restabelecer a rota entre Londres/Heathrow e Teerão, com seis voos semanais, no próximo dia 14 de julho. Outras companhias ocidentais deverão voltar ao Irão nos próximos meses. A alemã Lufthansa e a italiana Alitalia nunca deixaram de voar para Teerão, não tendo alinhado no embargo das companhias ocidentais ao ‘regime dos aiatolás’.

A aviação comercial é dos sectores da atividade económica do Irão que mais sentiu os efeitos do embargo internacional ao País. A maioria dos aviões das suas companhias estão ao serviço há mais de 25 anos e o país detém um dos maiores graus de sinistralidade aérea mundial. Estima-se que, numa primeira fase, o Irão necessite de cerca de 500 aviões comerciais para o médio e o longo curso. Cerca de 150 já estão adquiridos. Decorrem atualmente negociações com a Boeing que poderão resultar numa nova encomenda de aeronaves a anunciar nas próximas semanas.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...