A Air Namibia, companhia aérea nacional da Namíbia, no Sudoeste Africano, está a negociar parcerias com a Emirates, Qatar Airways e Turkish Airlines, no sentido de abrir uma ou mais rotas para o Médio Oriente, e daí para outros aeroportos internacionais, revelou ontem, segunda-feira, dia 24 de Novembro, Rene Gsponer, director de operações da companhia africana.
O responsável namibiano adiantou que está a ser negociado um memorando de entendimento com a Turkish e que neste momento já estão assinados acordos de code-share com a Lufthansa e com a Kenya Airways, companhia que começará a voar para Windhoek em Abril do próximo ano.
A Air Namibia tem actualmente uma frota constituída por dois aviões Airbus A330-200 e quatro A319, aparelhos que são utilizados nas suas rotas internacionais, de longo curso e entre países africanos, respectivamente. A companhia tem mais quatro aviões regionais Embraer ERJ135 com os quais realiza voos no interior da Namibia.
No longo curso a companhia do Sudoeste Africano voa diariamente para Frankfurt, na Alemanha, onde existe muito tráfego para a região, devido aos laços económicos existentes e também ao facto de viverem no país muitos descendentes de alemães. A Namíbia é uma antiga colónia alemã. Na baixa estação o número de voos baixa para seis por semana.
Há cerca de um ano a Air Namibia concluiu um acordo comercial com a Lufthansa, o que lhe permite estar praticamente ligada a 63 cidades na Europa, através de uma única escala no Aeroporto de Frankfurt.
Desde Fevereiro passado que a posição de monopólio da Air Namibia no país ficou abalada com a chegada de uma nova companhia, a Namibia Flyafrica.com, dedicada ao segmento de baixo custo, que começou a operar entre Windhoek e Joanesburgo, na República da África do Sul. A Namibia FlyAfrica já anunciou que em breve pretende ligar a Namíbia à Zâmbia, Zimbabué e Botswana.
A Namibia Flyafrica resultou de uma joint venture entre a empresa nacional Nomad Aviation e a Flyafrica, com sede nas ilhas Maurícias, arquipélago-independente no Oceano Índico.
A Namíbia tem uma ampla fronteira a Norte com a República de Angola, Estima-se que cerca de cinco por cento dos dois milhões de habitantes do país falem e se entendam em português.