Um avião Airbus A330-200 da Vietnam Airlines esteve hoje envolvido num incidente no Aeroporto Internacional de Melbourne, na Austrália, que não provocou quaisquer danos pessoais entre os ocupantes que seguiam a bordo do aparelho, cerca de três quartos da lotação do avião.
Segundo informam os meios de comunicação australianos, nomeadamente as estações televisivas, o incidente ocorreu cerca das 10h30 da manhã locais (menos nove horas em Portugal e Angola, e menos 12 horas no horário de Brasília), quando um Airbus A330-200 da Vietnam Airlines estava já em rodagem na pista e a tripulação, face a uma avaria seguida de explosão no reactor 2, foi obrigada a abortar a descolagem.
A travagem libertou uma enorme fumaça, devido especialmente a borracha queimada dos pneus, e do reactor avariado saltaram diversas peças incandescentes que se espalharam ao longo da pista. Contudo, não se confirma um incêndio no reactor como alguma imprensa chegou a noticiar nos minutos seguintes ao incidente. Anna Gillett, porta-voz do aeroporto, esclareceu que os bocados metálicos de motor que se soltaram estavam incandescentes e que a fumaça verificada foi devido à travagem brusca que, eventualmente, poderá até ter rebentado alguns dos pneumáticos dos trens.
Sobre outros pormenores, a porta-voz do aeroporto remeteu para o relatório preliminar das autoridades responsáveis pela segurança aeronáutica. Sobre o essencial, reafirmou que nenhum dos passageiros e tripulantes ficou ferido e que o tráfego foi retomado cerca de uma hora depois do incidente. A aeronave teve de ser rebocada pois ficou imobilizada na intersecção das duas pistas do aeroporto, e a zona teve de ser limpa dos destroços que saltaram do reactor.
Este é o segundo incidente em aeroportos australianos, em poucos dias, depois da explosão num motor de um quadrirreactor em Perth (ver LINK).
O aparelho envolvido no incidente tem o registo VN-A371, número de série de fábrica 275, e está pintado com as cores e design da SkyTeam, aliança que a companhia vietnamita integra desde 2010.
- Imagem divulgada no Twitter, não obstante a sua falta de definição, mostra o A330-200 vietnamita estacionado na intersecção das pistas do Aeroporto de Melbourne.