Airbus A350-900 da TAM já está no Brasil – ‘Bird strike’ motivou nova verificação

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Chegou ao Brasil nesta sexta-feira, dia 18 de dezembro, o primeiro Airbus A350 da TAM Linhas Aéreas, empresa que integra o consórcio LATAM Airlines, juntamente com as companhias do universo da LAN, e que constitui o maior aglomerado de companhias aéreas da América Latina.

A nova aeronave, que será também a primeira a voar numa companhia comercial no continente americano, tem o número de série 24 e foi a 14ª entrega de um A350XWB da Airbus. O Grupo LATAM Airlines passa a ser o quarto operador mundial do aparelho.

Após a chegada ao Aeroporto Internacional de Confins, na cidade de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, na manhã desta sexta-feira, pelas 07h00, houve lugar às tradicionais saudações aeroportuárias, com arco de água da parte dos bombeiros. Nesse momento deu-se também a nacionalização da aeronave, após o despacho alfandegário, tendo sido atribuído o registo PT-XTA ao primeiro A350-900 da TAM. O avião prosseguirá viagem para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na cidade de São Paulo, onde ficará baseado.

O primeiro A350-900 com as cores da TAM tinha feito o seu primeiro voo de teste no dia 1 de dezembro deste ano e durante cerca de duas semanas foi sujeito a outros testes de verificação nas instalações da Airbus, em Toulouse (França). Nesse período decorreu também o processo de aceitação do novo aparelho por parte da companhia brasileira, tendo o voo de aceitação por parte do cliente (Customer Acceptance Flight) decorrido no dia 8 de dezembro.

Devido a um incidente durante um dos voos de verificação, motivado por um ‘bird strike’, a aeronave foi sujeita a nova verificação e a Airbus marcou um novo voo para o dia 14 de dezembro, depois de breve trabalho de manutenção. Tudo decorreu bem e a aeronave viajou para o Brasil na noite desta quinta-feira, com cerca de 24 horas de atraso, em relação à primeira data adiantada pela TAM.

O Grupo LATAM Airlines encomendou 27 aviões Airbus A350XWB, o primeiro dos quais já está no Brasil. Os primeiros voos comerciais do A350 da TAM terão início no dia 25 de janeiro de 2016 no trajeto Guarulhos/São Paulo-Manaus. Depois de um período de experiência e de treino das tripulações e serviços operacionais em terra terão início os voos internacionais de longo curso. A companhia anunciou que este primeiro A350 será utilizado nas rotas de São Paulo para Miami e Orlando, na Florida (EUA) que terão início no mês de Março de 2016 e para Espanha (Espanha), cujo primeiro voo está marcado para o dia 6 de abril de 2016.

Os primeiros três aviões A350-900 da TAM terão uma configuração de duas classes podendo transportar um total de 348 passageiros (30 em Executiva e 318 em Económica). A partir do quarto aparelho desta gama surgirá uma terceira classe, a Económica Plus. A configuração interior dos A350 da TAM terá um desenho igual ao dos Boeing 787-9 que já estão ao serviço da LAN Airlines.

A TAM foi a quarta companhia a receber o A350, depois da Qatar Airways, da Vietnam Airlines e da Finnair. Até final do próximo ano de 2016 a TAM terá sete aviões A350-900 e em 2017 espera contar já com um total de 13 aeronaves deste modelo.

No Brasil, a AZUL também encomendou cinco aviões A350-900 que receberá em 2017 através de um contrato de leasing assinado com a ILFC.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...