Airbus e Total Energies assinam parceria estratégica para combustíveis de aviação sustentáveis 

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Airbus e a Total Energies assinaram uma parceria estratégica para enfrentar os desafios de descarbonização da aviação através de combustíveis de aviação sustentáveis.

Alinhada com o objetivo de alcançar as emissões zero da aviação até 2050, esta parceria visa contribuir para a redução das emissões de CO2 do setor, no qual os combustíveis sustentáveis para a aviação (SAF) desempenham um papel fundamental. O SAF fornecido pela Total Energies tem capacidade para reduzir até 90% as emissões de CO2 durante o seu ciclo de vida, em comparação com o seu equivalente em combustível fóssil.

Segundo um comunicado distribuído pela Airbus nesta quarta-feira, dia 21 de fevereiro, esta parceria tem duas grandes vertentes:

  • O fornecimento pela Total Energies de combustíveis de aviação sustentáveis para mais de metade das necessidades da Airbus na Europa.
  • Um programa de investigação e inovação destinado a desenvolver combustíveis 100% sustentáveis adaptados à conceção das aeronaves atuais e futuras. Será igualmente estudado o impacto da composição dos combustíveis sustentáveis para a aviação na redução das emissões de CO2 e dos efeitos não relacionados com o CO2, como os rastos de fumo.

A Airbus e a Total Energies confirmam a sua ambição comum de promover a tecnologia SAF e de reforçar a sua colaboração para descarbonizar o setor da aviação:

A Total Energies fornece o SAF utilizado pela Airbus para as entregas dos seus aviões em Toulouse desde 2016.

A Total Energies também forneceu o combustível para vários primeiros voos SAF com aeronaves Airbus:

  • Em maio de 2021, o primeiro voo de longo curso num A350 entre Paris e Montreal com SAF produzido em fábricas francesas;
  • Em novembro de 2021, o primeiro voo de um helicóptero H225, da família ‘Super Puma’, utilizando 100% de SAF;
  • Em março de 2023, o primeiro voo do A321neo com 100% de SAF.

Patrick Pouyanné, presidente e CEO da Total Energies, afirma: “O desenvolvimento de combustíveis sustentáveis para a aviação está no centro da estratégia de transição da nossa empresa. É com satisfação que formamos uma aliança estratégica com a Airbus para, em conjunto, contribuirmos para enfrentar o desafio da descarbonização da aviação. A Total Energies tem trabalhado arduamente para responder à nova exigência do setor de uma pegada de carbono reduzida. A nossa empresa estabeleceu um objetivo de 1,5 milhões de toneladas de produção anual de SAF até 2030”.

Guillaume Faury, CEO da Airbus CEO, por seu lado, comenta: “Acelerar a implantação de combustíveis sustentáveis para a aviação é essencial se quisermos cumprir os objetivos de redução das emissões de carbono da aviação até 2030. Esta parceria entre a Airbus e a Total Energies demonstra a vontade dos fabricantes do setor aeroespacial e dos principais produtores e fornecedores de energia de trabalharem em conjunto para enfrentar este desafio. Estamos determinados a cumprir os nossos objetivos de descarbonização e a garantir que a aviação possa continuar a desempenhar o seu valioso papel para a sociedade no futuro.”

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...