Um helicóptero Airbus H225 realizou na quinta-feira, dia 23 de junho, o seu primeiro voo abastecido apenas com combustível de aviação 100% sustentável (SAF, sigla de Sustainable Aviation Fuel). Propulsionado por dois motores Makila 2 da Safran, a aeronave fez um voo de teste, com sucesso, anunciou a construtora aeroespacial europeia.
Este voo, que se segue ao voo de um outro H225 com apenas um motor Makila 3 alimentado por SAF em novembro de 2021, faz parte de uma campanha de voos, que tem por objetivo compreender o impacto do uso de SAF nos sistemas motorizados dos helicópteros. A continuidade da testagem está prevista noutros tipos de helicópteros com diferentes tipos de combustível e motores, de forma a certificar o uso de 100% SAF até 2030.
“O voo com SAF em motores gémeos do H225 é um marco importante para a indústria dos helicópteros. É uma nova etapa na jornada para certificar o uso de 100% SAF nos nossos helicópteros, o que significaria uma redução de até 90% em emissões de CO2.”, afirma Stefan Thome, vice-presidente executivo responsável pelo sector de Engenharia e Mecânica e, também, por todo o sector técnico da Airbus Helicopters.
De acordo com o relatório ‘Waypoint 2050’, o uso de SAF na aviação poderia representar uma redução de CO2 entre 50 a 70%, necessária para alcançar as emissões líquidas de carbono até 2050 no setor de transporte aéreo. Embora a produção de SAF represente atualmente apenas 0,1% da produção total de combustível de aviação, é esperado que esta percentagem aumente expressivamente nos próximos anos para atender à crescente exigência dos operadores e aos próximos passos de uso de SAF.
- Foto de abertura © AIRBUS Helicopters/Thierry Rostang