AirHelp coloca o Aeroporto de Lisboa como o pior do mundo em pontualidade

A AirHelp, empresa tecnológica de matriz alemã, que se dedica à defesa dos interesses dos passageiros das companhias aéreas, divulgou nesta semana o ranking da classificação dos aeroportos mundiais, segundo vários itens, dos quais a pontualidade é um dos vetores principais. O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, surge na 132ª posição, que é a última da lista.

O ranking avalia atrasos nas partidas e chegadas, qualidade do serviço, estabelecimentos de venda de refeições e produtos alimentares disponíveis nos terminais aeroportuários, assim como lojas comerciais e outras facilidades colocadas ao dispor dos utentes. O aeroporto da capital portuguesa, numa classificação que pode somar 10 pontos possíveis, foi considerado o pior do mundo, com uma avaliação geral de 5,76 pontos. Os valores parciais foram: Pontualidade – 4,7; Serviços – 7,3; e Comidas e Bebidas – 7,4. Examinando com atenção a listagem geral, cujo link publicamos no final deste texto, é na pontualidade que Lisboa perde maior pontuação.

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, surge em oitavo lugar de baixo para cima (125º), com uma pontuação geral de 6,46. Entre as dez piores infraestruturas aeroportuárias mundiais, segundo a AirHelp, oito estão no continente europeu: Lisboa, Eindhoven, Bucareste, Malta, Manchester, Paris, Porto e Londres.

O melhor aeroporto do mundo, neste ranking é o Aeroporto Internacional Hamad, na cidade de Doha, no Qatar, com uma pontuação geral de 8.39 em 10. Em segundo lugar aparece o Aeroporto Internacional de Tóquio (Japão) e em terceiro o Aeroporto Internacional de Atenas, na capital da Grécia.

Entre os primeiros dez classificados estão dois aeroportos brasileiros: o Internacional Afonso Pena em Curitiba, no Estado do Paraná; e o Aeroporto Internacional de Viracopos, na cidade de Campinas, Estado de São Paulo. Se adiantarmos até ao 20º classificado temos mais cinco aeroportos no Brasil, situados nas cidades de Recife, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Fortaleza.

 

A AirHelp é uma empresa tecnológica que presta serviços jurídicos para passageiros, nomeadamente os que pretendem reclamar contra as companhias aéreas, quando estas cancelam os voos programados ou os atrasam, assim como quando recusam passageiros por excesso de reservas (overbooking), dentro ou fora do espaço da União Europeia.

Em outubro de 2015, a empresa lançou também um sistema de classificação de companhias aéreas, que avalia as companhias aéreas com base em vários fatores, incluindo partidas no horário e o serviço de bordo.

 

Melhores aeroportos do mundo: 

  1. Aeroporto Internacional Hamad/Doha/Qatar;
  2. Aeroporto Internacional de Tóquio/Japão;
  3. Aeroporto Internacional de de Atenas/Grécia;
  4. Aeroporto Internacional de Afonso Pena/Curitiba/Paraná/Brasil;
  5. Aeroporto Internacional de Gdańsk Lech Wałęsa/Gdańsk/Polónia;
  6. Aeroporto Internacional de Moscovo/Sheremetyevo/Moscovo/Rússia;
  7. Aeroporto Internacional de Singapora/Changi/Singapura;
  8. Aeroporto Internacional de Hyderabad Rajiv Gandhi/Hyderabad/ Índia;
  9. Tenerife Norte/Ilha de Tenerife/Canárias/Espanha;
  10. Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas/São Paulo/Brasil.

Piores aeroportos do mundo: 

  1. Aeroporto Internacional Humberto Delgado/Lisboa/Portugal;
  2. Aeroporto Internacional do Kuwait/ Kuwait;
  3. Aeroporto de Eindhoven/Países Baixos;
  4. Aeroporto Internacional Henri Coandă/Bucareste/Roménia;
  5. Aeroporto Internacional de Malta/Malta
  6. Aeroporto de Manchester/Inglaterra/Reino Unido;
  7. Aeroporto de Paris Orly/Paris/França;
  8. Aeroporto Francisco Sá Carneiro/Porto/Portugal;
  9. Aeroporto Billy Bishop Toronto City/Ontário/Canadá;
  10. Aeroporto de Londres Gatwick/Inglaterra/Reino Unido.

 

  • LINK para o ranking com as classificações de todos os aeroportos.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica