A ANA Aeroportos de Portugal distribuiu nesta quinta-feira, dia 3 de agosto, um comunicado em que informa todos os passageiros que, em virtude das previsões meteorológicas previstas para o período compreendido entre os dias 5 e 8 de agosto, a operação no Aeroporto da Madeira/Cristiano Ronaldo poderá vir a sofrer constrangimentos.
Assim, a ANA recomenda a todos os passageiros a reconfirmação dos seus voos junto das companhias aéreas, dos seus representantes locais ou dos agentes de viagens, antes da deslocação para o Aeroporto da Madeira.
As previsões meteorológicas que podem conduzir a uma nova situação de atrasos e cancelamentos no aeroporto da ilha da Madeira surge numa época de grande movimento, abrangendo um fim-de-semana e uma segunda-feira, que é o dia da semana com maior movimento de aeronaves e passageiros, nomeadamente oriundos de aeroportos europeus.
O comunicado da ANA, entidade concessionária do aeroporto madeirense, tem por finalidade, evitar a presença no aeroporto de pessoas que, eventualmente, não terão hipóteses de embarcar nas horas previstas.
Recorde-se que há poucos dias, entre os dias 23 e 26 de julho, o Aeroporto da Madeira viveu uma situação muito complicada com dezenas de voos cancelados e atrasados devido ao mau tempo, nomeadamente as condições de ventos cruzados na aproximação e sobre a pista de aterragem. Calcula-se que entre oito a 10 mil passageiros tenham sido afetados.
Uma das questões que também provocou mal-estar entre os passageiros foi o facto de não haver capacidade hoteleira disponível na ilha, que pudesse acomodar os passageiros a quem as companhias aéreas recusaram embarque devido ao cancelamento dos voos, agravado pela falta de informação aos passageiros por parte de algumas companhias que não têm representantes locais.