ANA investe 1,15 mil milhões de euros na ampliação da capacidade aérea de Lisboa

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A ANA – Aeroportos de Portugal, concessionária de 10 aeroportos em Portugal e filial a 100% da VINCI Airports, assinou nesta terça-feira, dia 8 de janeiro, um acordo com o Governo Português, sobre os principais princípios para a extensão da capacidade aeroportuária na Região de Lisboa. O evento decorreu na Base Aérea do Montijo (BA6), na presença do primeiro-ministro português, António Costa, do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques e do presidente e CEO da VINCI, Xavier Huillard.

Este acordo, que sela o consenso alcançado entre as partes sobre os principais pressupostos técnicos, operacionais e financeiros do projeto, bem como a evolução da futura regulamentação económica, é um marco importante na expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa. Os seus termos serão incluídos na adenda ao contrato de concessão, que deverá ser assinado em 2019, uma vez obtidas as autorizações ambientais.

Como parte do acordo assinado agora, a ANA investirá 1,15 mil milhões de euros até 2028, incluindo 650 milhões de euros para a primeira fase da extensão do atual aeroporto de Lisboa, e 500 milhões de euros para a abertura de um novo aeroporto civil no Montijo. 156 milhões de euros serão investidos para compensar a Força Aérea Portuguesa e melhorar os acessos ao Aeroporto Humberto Delgado e ao futuro aeroporto no Montijo.

Tal como inicialmente estabelecido pelo governo português, este grande projeto será totalmente financiado pelo sector privado, assegurando simultaneamente a competitividade do hub de Lisboa através de uma evolução moderada das taxas aeroportuárias.

Este projeto contempla um novo sistema dual de infraestruturas aeroportuárias para servir a região de Lisboa, reforçando a função de hub do Aeroporto Humberto Delgado através de posições de contacto adicionais e tempos de ligação reduzidos, e um aeroporto ponto-a-ponto no Montijo, flexível, rentável, sustentável, localizado perto do centro da cidade (25 km) e com um terminal de nova geração. Ambos os aeroportos proporcionarão uma experiência de passageiro moderna e melhorada.

Com uma capacidade de 48 movimentos por hora na Portela e 24 movimentos por hora no Montijo, este sistema dual de aeroportos poderá absorver o crescimento expectável do tráfego até ao final da concessão, que se mantém em 2062.

Na cerimónia de assinatura, Nicolas Notebaert, presidente executivo da VINCI Concessions e presidente da VINCI Airports disse: “Este projeto e este investimento que anunciamos hoje confirmam os dois principais compromissos que assumimos há seis anos, quando nos candidatámos pela primeira vez à privatização da ANA: contribuir para o desenvolvimento da economia portuguesa através do aumento do tráfego e investir em infraestruturas para apoiar o crescimento futuro. O tráfego em Lisboa já aumentou quase 100% nos últimos 6 anos e aqui estamos novamente, anunciando novos investimentos depois dos 200 milhões de euros que já investimos nos diferentes aeroportos portugueses”.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...