ANA prevê investir “dezenas de milhões” nos aeroportos dos Açores – Ponta Delgada e Horta

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A ANA – Aeroportos de Portugal prevê investir “dezenas de milhões de euros” na melhoria das condições dos aeroportos de Ponta Delgada e da Horta, na Região Autónoma dos Açores, revelou nesta quinta-feira, dia 27 de julho, o presidente da empresa concessionária dos aeroportos, Thierry Ligonnière

O presidente da ANA/Vinci Airports, que participou na cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, numa reunião com a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, anunciou que, no curto prazo, “há um conjunto de melhorias” em perspetiva, para “dar um maior conforto” nos aeroportos de Ponta Delgada (na ilha de São Miguel) e da Horta (na ilha do Faial).

O responsável apresentou ao Governo Regional dos Açores o trabalho que foi feito desde 2022, com a atualização dos planos diretores dos aeroportos.

No final da reunião, em declarações aos jornalistas, Thierry Ligonnière não revelou o valor do investimento global a realizar pela ANA nos dois aeroportos açorianos, mas assumiu que serão investidos “dezenas de milhões de euros”.

No caso de Ponta Delgada, indicou que as obras vão ser desenvolvidas em três fases, ou seja, a curto, médio e longo prazo “para que as coisas sejam feitas de uma forma consistente”.

“São alterações fortes no aeroporto de Ponta Delgada”, divulgou, acrescentando que “vai ser ampliado”, porque “precisa de mais metros quadrados”.

“A dificuldade do aeroporto de Ponta Delgada é como [acontece em] todos os aeroportos, é que está num espaço que é limitado. O que se prevê e o que nós aqui mostrámos ao Governo Regional é uma ampliação do aeroporto de Ponta Delgada para cima, vamos criar um piso adicional para cima”, adiantou, admitindo que há também opções de ampliar para a “placa de estacionamento dos aviões ou ao lado do terminal”.

Segundo o presidente da ANA, há intervenções que vão ser feitas “no curto prazo”, ao nível das condições do conforto, para darem “um ar mais simpático, mais agradável” e também “mais funcional” ao aeroporto antes da realização das “intervenções maiores”.

No entanto, Thierry Ligonnière assumiu que as opções a realizar dependem de vários pressupostos para que seja escolhida a solução “que melhor responde às necessidades do tráfego”.

No caso do aeroporto da Horta (ilha do Faial), a intervenção será de “vários milhões de euros” e inclui “o aumento parcial da pista” e o “rejuvenescimento do terminal”.

As obras “vão começar em breve, assim que o concurso, de facto, for realizado”, salientou.

A secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, declarou aos jornalistas que na reunião com a administração da ANA deu conta que o aeroporto de Ponta Delgada está “extremamente congestionado, sobretudo a aerogare”.

No encontro manifestou o desagrado do Governo Regional pela situação vivida atualmente naquele aeroporto, relacionada com a “muita exiguidade de espaço”.

“É preciso criar outras condições para termos qualidade de serviço que uma região como a nossa, certificada, com o turismo a crescer, com as taxas que são conhecidas, tem que oferecer a quem nos visita”, disse.

Berta Cabral também manifestou “preocupações relativamente à necessidade de haver a ampliação de espaços para, no curto prazo, dar resposta às necessidades que se têm verificado no dia-a-dia, na aerogare de Ponta Delgada”.

Na reunião foram abordadas “todas as infraestruturas aeroportuárias da ANA nos Açores”, onde também se incluem os aeroportos da Horta, Santa Maria e Flores, esclareceu a governante regional.

 

  • Texto da autoria da agência de notícias ‘Lusa’

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TAP Air Portugal retomou rota direta entre a Venezuela e a ilha da Madeira

– Cerimónia oficial e decoração a preceito na zona...

TAP Air Portugal terá 95 voos semanais para o Brasil no mês de julho

Uma delegação da TAP Air Portugal, liderada pelo seu...

Teste de táxi aéreo elétrico pode definir novo tipo de transporte para peregrinos do Hajj, na Arábia Saudita

Num movimento histórico, a Arábia Saudita conduziu com sucesso...

Instituto Superior de Aeronáutica e Turismo de Cabo Verde instalado na ilha do Sal

A Universidade Técnica do Atlântico (UTA) apresentou publicamente na...