A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil certificou o novo modelo de aeronave executiva fabricada pela Embraer: o Legacy 500, anunciou ontem, dia 19 de Agosto, a instituição reguladora em Brasília. O novo jato pode transportar até 12 passageiros fazendo voos intercontinentais (5.600 km), sendo atualmente a única aeronave da sua categoria que possui sistemas de voo tipo “fly by wire”, pelo qual o controlo das superfícies de comando do avião é feito por computador. Esse sistema proporciona maior conforto, eficiência e reduz a carga de trabalho dos pilotos, aumentando ainda mais a segurança da operação.
A certificação da aeronave é resultado de mais de cinco anos de trabalho conjunto da Superintendência de Aeronavegabilidade (SAR) da ANAC e da Embraer. Para receber a certificação, o programa de ensaios em voo foi composto de quatro protótipos, acumulando mais de 1.800 horas de voo, envolvendo também as autoridades dos Estados Unidos da América e da Europa, num trabalho de certificação paralelo, que permitirá a comercialização do modelo no exterior em breve. Além disso, mais de 20 mil horas de testes foram conduzidas em laboratórios.
A primeira aeronave deverá ser registada no Brasil e tem previsão de entrada em operação no final do próximo mês de Setembro.
Um modelo derivado, o Legacy 450, com capacidade de até nove passageiros, também se encontra em estágio de certificação na ANAC, previsto para entrar em operação em 2015.