ANAC entrega trabalho técnico sobre Servidão Aeronáutica do Aeroporto de Bissau

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A ANAC – Autoridade Nacional da Aviação Civil de Portugal procedeu à entrega formal à Agência da Aviação Civil da Guiné-Bissau do trabalho técnico desenvolvido por técnicos portugueses sobre a Servidão Aeronáutica do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, que serve a capital guineense.

A entrega foi realizada no passado dia 24 de Junho, em Lisboa, pelo presidente do Conselho de Administração da ANAC – Portugal, Luís Trindade Santos, ao Presidente da AACGB – Guiné Bissau, João Filomeno dos Santos Moreira, e contou com a presença de técnicos e dirigentes de ambas as partes. Foi apresentado o trabalho pelo seu autor.

 

As iniciativas de cooperação entre as Autoridades de Aviação Civil de Portugal (ANAC) e da Guiné Bissau (AACGB), desenvolvem-se no quadro do Protocolo de Cooperação firmado entre as duas entidades e da Comunidade das Autoridades de Aviação Civil Lusófonas (CAACL), refere uma nota da ANAC acerca do evento.

Efetuaram-se, entre 9 de fevereiro e 15 de maio de 2015, visitas de apoio técnico e profissional de quadros técnicos e dirigentes da Agência da Aviação Civil da República da Guiné Bissau (AACGB), com o principal propósito de habilitar os colaboradores da AAC da Guiné Bissau com a informação técnica nas diferentes áreas e domínios do setor da aviação civil, bem como fortalecer os canais de comunicação da nossa cooperação técnica, firmada pelo Protocolo de Cooperação existente entre a Autoridade de Aviação Civil Portuguesa (ANAC) e a AACGB.

 

No decurso das referidas visitas, foram reportadas, entre outras questões, a inexistência de uma servidão aeronáutica para o Aeroporto Osvaldo Vieira, bem como a necessidade do cumprimento dos requisitos da ICAO (SARPs) constantes do Anexo 14 – Volume 1, à Convenção de Chicago.

Considerando a premência manifestada sobre esta matéria, foi elaborado pela ANAC um trabalho técnico visando o desenvolvimento da Servidão Aeronáutica daquela infraestrutura e de outras áreas consideradas importantes para a segurança das operações aéreas no aeroporto da Guiné-Bissau.

O trabalho foi realizado numa plataforma SIG QGIS e AUTOCAD MAP3D, possibilitando a injeção direta no Google Earth para uma melhor visualização dos constrangimentos. Foi utilizada altimetria a partir da informação 3D ASTER GDEM, todas as áreas em questão georreferenciadas e sobrepostas em fotografia satélite do Google Earth.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...