A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil publicou um programa de fomento à certificação de projetos de aviões de pequeno porte denominado iBR2020.
O programa, de adesão voluntária por fabricantes brasileiros de aviões, tem duração até 2020, e faz parte de um tema da Agenda Regulatória da ANAC para 2014, instituída pela Portaria nº 2852, de 30 de Outubro de 2013.
O objetivo do programa é incentivar as empresas brasileiras fabricantes de aeronaves de pequeno porte a adquirirem conhecimento na Certificação de Tipo de aviões.
Desde 2008, uma série de medidas vêm sendo adotadas pela ANAC em relação ao tema, entre as quais, a implantação da categoria de aeronaves leves desportivas (ALE).
O novo marco regulatório do setor estabelece que as aeronaves que não se enquadrem na categoria leve desportiva e não sejam de construção amadora devem obter Certificação de Tipo.
O programa foi organizado em duas fases: na primeira fase, o objetivo é que a empresa desenvolva, ensaie e amadureça o seu projeto de avião de forma a obter um aprendizado gradual sobre o processo de Certificação de Tipo.
A segunda fase consiste na Certificação de Tipo do avião, onde deverá ser seguido o procedimento convencional de certificação de produtos aeronáuticos. Entretanto, a participação no programa não garante a Certificação de Tipo do avião.
- Notícia reproduzida do jornal ‘Valor Económico’, edição de 8 de Novembro de 2014