ANAC/Angola aposta no resgate da credibilidade do sistema da aviação civil no País

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A nova presidente do Conselho de Administração (PCA) da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) de Angola, Amélia Kuvíngua, elegeu o resgate da credibilidade do sistema da aviação civil, nacional e internacional, como principal desafio da ANAC. “O nosso desafio premente é o resgate da credibilidade do sistema da aviação civil, a nível nacional e internacional, e, para tal, é relevante o papel dos inspetores e auditores”, disse a nova PCA durante a cerimónia de posse do primeiro executivo da recém-criada ANAC, com funções antes atribuídas ao extinto INAVIC.

Amélia Kuvíngua, que falava na quarta-feira, dia 18 de maio, na tomada de posse da sua instituição, na Assembleia Nacional, em Luanda, considerou fundamental que os quadros sejam responsáveis, rigorosos e comprometidos, bem como com qualificações atualizadas para melhor desempenharem as suas funções.

Nesta conformidade, a nova presidente do Conselho de Administração realçou que a ANAC afirma-se como mais uma entidade, no atual Sistema da Aviação Civil, cuja missão cabe orientar a indústria para as melhores práticas e supervisionar o andamento das atividades do sector.

O Conselho de Administração tem como presidente Amélia Domingues Kuvíngua. Neusa Lopes é administradora executiva para a Área da Regulação, Rebeca Manuel é administradora executiva para a área das Finanças, Manuel Gonçalves é o administrador executivo para a área das Operações e Emanuel Vieira é administrador executivo para a Área de Segurança.

O Conselho de Administração da ANAC foi nomeado pelo Decreto Presidencial n.º 104/22, de 6 de Maio, no âmbito da realização de um processo público de seleção de quadros, conduzido por uma entidade internacional independente de consultoria técnica especializada na matéria.

Este modelo de seleção decorre da entrada em vigor da Lei da Autoridade Nacional da Aviação Civil, no contexto da transição do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC) para a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), em alinhamento com as práticas da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO).

 

  • Notícia distribuída pela ANGOP – Angola Press
  • A imagem de abertura mostra o momento do juramento dos novos administradores da ANAC na Assembleia Nacional, em Luanda. Foto © ANAC/Angola.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...