Bem-vindo, !|Sair

Angola está a formar meteorologistas para os aeroportos

A formação interna dos meteorologistas aeronáuticos em Angola em ‘Sistemas de Avaliação de Competências’ (SAC) inicia-se nas primeiras semanas do mês de Maio. A informação foi prestada pelo director-geral do Instituto Nacional de Geofísica e Meteorologia (INAMET), Domingos José do Nascimento, nesta segunda-feira, dia 18 de abril, em Luanda.

Em entrevista à agência noticiosa angolana Angop, a propósito do início do curso de formação de formadores, Domingos Nascimento afirmou que essa formação será realizada em períodos curtos, com dois a três dias, sendo os orientadores os actuais elementos em formação.

Depois desta formação de formadores, referiu, os formados vão deslocar-se a vários aeroportos do país a serem definidos numa primeira fase para que matéria seja igualmente transmitida noutras províncias, para serem uniformizados os processos e procedimentos.

Serão beneficiados inicialmente os técnicos que trabalham nos aeroportos principais, como o de Luanda, seguindo-se os de Cabinda, Soyo (Zaire), Catumbela, Lubango (Huíla), Ondjiva (Cunene), Luena (Moxico) e Namibe, pelo que se estenderá a formação aos outros numa etapa posterior, referiu o director-geral do INAMET.

Segundo o entrevistado, “a extensão da formação para a avaliação de competências dos meteorologistas aeronáuticos acontecerá em função a forma como a Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA) classifica os aeroportos (Tipo1, 2, 3 e 4), daí definir-se prioridades para a infra-estruturas aeroportuárias com maior movimento aéreo.

De qualquer das formas, adiantou, depois do curso, os técnicos formados estarão em condições de executar a formação interna, estando também previsto o monitoramento dos conhecimentos adquiridos por parte dos consultores portugueses que se encontram em Angola, usando-se as novas tecnologias de informação.

O curso de formação de formadores em Sistemas de Avaliação de Competências (SAC) para técnicos de ‘Meteorologia Aeronáutica’ está a decorrer presentemente (de 18 a 22 de Abril), em Luanda, a cargo do Instituto Nacional de Geofísica e Meteorologia (INAMET) em parceria com o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).

A formação surge no cumprimento da Resolução Nº 53, saída do XI congresso da Organização Mundial de Meteorologia (OMM), que orienta que os prestadores de serviços de ‘Meteorologia Aeronáutica’ sejam submetidos a ‘Avaliação de Competências’, para melhor se aferir o seu grau de profissionalismo.

Para reforçar o seu quadro técnico, o INAMET contará, nos próximos tempos, com o regresso ao país de técnicos meteorologistas em formação no Brasil, para além de outros, em fases de licenciatura, na Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto, na capital angolana.

 

  • Notícia divulgada pela ANGOP – Agência de Notícias de Angola

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica