Angola exige testes (RT-PCR) de despiste à covid-19 a quem chega ao País

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Governo de Angola vai passar a exigir testes de despistagem à covid-19 com base em biologia molecular (RT-PCR) à entrada e saída do território, anunciou em Luanda o ministro dos Transportes, Ricardo Abreu.

A partir de quarta-feira, dia 16 de setembro, o teste RT-PCR será obrigatório quer para as saídas quer para as entradas internacionais, realizados até 72 horas antes, enquanto que para os voos domésticos será exigido um teste serológico realizado nos aeroportos, a expensas dos viajantes, disse Ricardo Abreu numa conferência de imprensa em Luanda. O ministro esclareceu que os testes não serão gratuitos, mas sim da responsabilidade dos próprios passageiros.

O governante angolano frisou que a aviação civil no País teve perdas muito significativas devido à pandemia, rondando os 67%, o que foi “muito significativo” para um sector “que é muito indutivo de outros setores por via indireta, como o turismo e a hotelaria”.

O Governo angolano anunciou esta semana as medidas que passam a vigorar na nova fase da situação de calamidade a partir de quarta-feira, prevendo-se o regresso dos voos internacionais regulares a partir de 21 de Setembro, com frequências reduzidas (LINK notícia relacionada).

“Todos os países estabeleceram regras sanitárias para entrada no território”, lembrou Ricardo Abreu, destacando que a União Europeia estabeleceu um conjunto de regras que Portugal que é uma das principais ligações a Angola traduziu nos seus regulamentos internos.

“Não será uma abertura fora dos limites estabelecidos, quer por nós, quer pelos países de destino. O que propomos é maior regularidade de voos dentro dos limites dos acordos, mas reduzindo as frequências”, explicou.

Os passageiros com bilhetes já emitidos terão prioridade para fazer a sua viagem, “permitindo que se escoe esse tipo de situações que colocam desafios do ponto de vista operacional e financeiro, já que a maior parte dos voos de repatriamento foram suportados pelo Estado”, disse ainda o governante.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...