Angola quer voar em breve para África Ocidental e EUA a partir de Cabo Verde

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, garantiu esta semana em Luanda que o voo comercial para a Cidade da Praia, na ilha de Santiago, República de Cabo Verde, será retomado em breve e adiantou que a ambição do seu país é voar a partir de Cabo Verde para África Ocidental, Estados Unidos da América e Europa.

Essa intenção foi manifestada durante uma conferência de imprensa conjunta, realizada na segunda-feira, dia 10 de janeiro, em Luanda, em que esteve também presente o Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, que está de visita oficial a Angola.

“A nível dos dois governos está-se a trabalhar, há já algum tempo para cá, no sentido da retoma dos voos Luanda-Praia e, eventualmente, Luanda-Sal, passando ou não passando por São Tomé, mas não para ficar apenas aí. Portanto seria para dar continuidade, quer para os países da região africana, quer para Europa e para os Estados Unidos da América”, precisou o Presidente angolano.

João Lourenço sublinhou ainda que a ambição de Angola em termos de aviação civil é não apenas ligar as duas capitais, mas ir mais além a partir de uma das capitais.

“Portanto isso vai acontecer em breve. Não sei precisar quando, mas nos próximos meses isso vai se tornar já numa realidade. (…), a nossa companhia [TAAG] tem meios aéreos que estão ociosos, os aviões não são para ficar em terra. Então uma das oportunidades que encontramos para servir o interesse de Angola e o interesse de Cabo Verde e os respectivos povos é pôr esse avião a voar”, disse.

João Lourenço lembrou que Cabo Verde [TACV] dispõe de licença para voar para determinados países que Angola não detém, pelo que considera que uma parceria a esse nível seria vantajosa para os dois países.

Por sua vez, José Maria Neves disse que existem ainda “imensas oportunidades” de aproximação de Angola à África Ocidental, podendo Cabo Verde desempenhar um papel de hub em áreas “importantes” como dos transportes marítimos e aéreos, logísticas e pescas.

Neste sentido, sublinhou que há perspectivas “muito concretas” de trabalho dos dois governos no sentido de abrir novos caminhos de cooperação nos transportes aéreos e marítimos e no domínio da aeronáutica civil.

Os dois Presidentes manifestaram-se interessados na elevação das “excelentes relações históricas de amizade e cooperação” ao patamar de “parceria estratégica”.

José Maria Neves iniciou no domingo uma visita de Estado a Angola que termina nesta quarta-feira, 12. Da delegação fazem parte membros do Governo, representantes dos partidos políticos e das câmaras de comércio.

Angola é o primeiro país a ser visitado pelo Presidente de Cabo Verde, desde que tomou posse a 9 de novembro de 2021. O convite foi feito por João Lourenço quando assistiu à posse de José Maria Neves, na Cidade da Praia.

 

  • Com informações e foto ©INFORPRESS – Agência Cabo-Verdiana de Notícias

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...