Angolanos retidos no Brasil regressam na quinta-feira em voo da TAAG

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Trata-se do primeiro voo humanitário de resgate de angolanos que a Comissão Multissectorial de Prevenção e Combate à covid-19 direciona para este país sul-americano de onde já regressaram angolanos em outras circunstâncias e através de outras companhias aéreas, nomeadamente a portuguesa Euro Atlantic Airways.

Assim, um Boeing 777-300ER de bandeira angolana deverá sair do Brasil (país com fortes ligações históricas com Angola) na madrugada do dia 16, com previsões de chegada a Luanda, na tarde da mesma quinta-feira. A bordo viajarão cerca de 250 passageiros, entre os quais estudantes, comerciantes e outros profissionais.

Segundo apurou a ‘Angop’ de fonte aeronáutica, outros voos poderão acontecer para e de outros pontos, desde que autorizados ou orientados pelo Governo, em coordenação com as autoridades desses países e mediante disponibilidade dos Centros de Quarentena.

Esse inédito voo inédito para o Brasil neste período de confinamento acontece cinco meses após o espoletar da doença na cidade chinesa de Wuhan, em dezembro de 2019, e depois de a TAAG ter já resgatado angolanos em Portugal, Turquia, Rússia e China.

Desde março passado que os aviões da TAAG estão a transportar também equipamentos de biossegurança e hospitalares da China e da África do Sul. Deste último país, a companhia aérea angolana transportou, na última quinta-feira, dia 9 de julho, 449 angolanos que já se encontravam em dificuldades neste país da África Austral.

Até ao momento, segundo o Governo angolano já regressaram ao país 5.771 cidadãos angolanos desde o fecho de fronteiras, dos quais 1.470 da África do Sul, 2.158 de Portugal, 512 do Brasil e os restantes de outras origens.

Entre os demais países, de acordo com o ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Pedro Sebastião constam Cuba, Rússia, Namíbia, Zâmbia, Zimbabué, Índia, Turquia, República do Congo e República Democrática do Congo.

À exceção dos voos dos dias 17 e 18 de março, todos cidadãos cumpriram quarentena institucional nos centros do Calumbo 1 e 2, e em hotéis previamente selecionados pela Comissão e foram submetidos a testes.

Do total dos regressados, informaram as autoridades, comprovou-se  49 casos importados.

 

  • Foto © Tony Mangueira Fernandes

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...