Dash 8-400 arde após aterragem na Somália – Não há vítimas

Um avião Dash 8-400 de uma companhia queniana fretado para transportar ajuda humanitária para a região de Hiraan, na Somália, despenhou-se após a aterragem no Aeroporto de Beledweyne, que serve a capital da região. O acidente ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 14 de julho. Grande parte do aparelho ardeu e as perdas são totais.

Segundo o jornalista somali Mohammed Omar Hussein, que acompanha missões humanitárias no terreno, o avião transportava alimentos para populações em perigo. A bordo seguiam, além do pilotos, três passageiros, que se salvaram.

Na falta de melhores meios, populares tentaram apagar o fogo utilizando uma caixa de água montada num camião do qual transbordavam a água em baldes de plástico, conforme mostra a imagem.

A Somália, país do denominado Corno de África, na parte oriental do continente, é um país dizimado pela guerra e onde a sinistralidade aérea é das amais altas do mundo, nomeadamente entre transportadoras de carga que realizam voos de abastecimento, de carácter humanitário, ao serviço das organizações internacionais, com aparelhos bastante antigos e muitas vezes em pistas de aterragem com condições operacionais fora dos mínimos toleráveis pelas entidades reguladoras.

 

  • Fotos © Mohammed Omar Hussein

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica