A francesa Anne Rigail foi nomeada diretora-geral da Air France. A nomeação da primeira mulher para liderar a prestigiada companhia aérea francesa foi conhecida nesta quarta-feira, dia 12 de dezembro. Um comunicado da Air France-KLM anuncia que a Anne Rigail foi sugerida pelo canadiano Benjamim Smith, que assumiu há poucos meses funções de diretor-geral do grupo aéreo europeu, e teve o acordo do Conselho de Administração, que esteve reunido em Paris para tal efeito.
Anne Rigail, 49 anos de idade, trabalha há 27 anos na companhia, e exerce presentemente funções de diretora-geral adjunta para os Clientes na Air France. Tomará posse no próximo dia 17 de dezembro, substituindo Benjamin Smith que ocupa, em termos transitórios, as funções de diretor-geral da Air France.
No sistema de governação empresarial adotado em França a figura de diretor-geral corresponde ao que nos países anglo-saxónicos se designa por CEO (chief executive officer) e que em Portugal se traduz por presidente ou diretor executivo de uma empresa, que é, ao fim e ao cabo, a pessoa com maior poder operacional dentro de uma organização empresarial.
O mesmo comunicado destaca que Benjamim Smith foi confirmado como diretor-geral da Air France-KLM, com funções de administrador da Air France, e que Anne-Marie Couderc manterá o cargo de presidente do Conselho de Administração da Air France.