Antonov An-124 Ruslan reabastece nas Lajes (Açores)

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Esta imagem foi obtida pelo spotter português Leandro Rocha na Base Aérea das Lajes, na ilha Terceira, no arquipélago dos Açores, Portugal, e está publicada no site Avioners. Mostra a grandeza do Antonov An-124 Ruslan, que é uma das maiores aeronaves comerciais do mundo (utilizada no transporte de cargas pesadas ou gigantescas em termo de tamanhos), num momento muito interessante em que chegam junto do avião três camiões cisternas e respetivos atrelados com combustível da GALP Aviação para reabastecer o aparelho. A foto foi muito feliz nos elementos que conseguiu juntar e fornece, sem dúvida, uma excelente perspetiva da dimensão e da grandeza do An-124, pousado na Base Aérea da Força Aérea Portuguesa nas Lajes, onde estaciona também um contingente da Força Aérea dos Estados Unidos da América e onde há, ainda, uma aerogare civil, que dá apoio aos voos comerciais que demandam a Terceira, uma das nove ilhas da Região Autónoma dos Açores, um arquipélago que integra a República Portuguesa e que está situado no meio do Atlântico Norte.

O Antonov An-124 Ruslan é um dos maiores aviões de transporte de pessoas e de cargas do mundo e foi desenvolvido pela Antonov da Ucrânia, ao tempo parte integrante da União das Repúblicas da União Soviética (URSS), um império que se desagregou no início da década de 90 do século passado. Um modelo maior foi construído a partir do An-124, com maior dimensão e capacidade de carga, com seis motores a jato e mais trens de pneus, que lhe permite transportar cargas ainda mais pesadas. O Antonov An-225 Mriya é, na realidade, o maior avião de transporte de carga do mundo.

É com alguma frequência que os maiores aviões comerciais e militares em atividade escalam as ilhas dos Açores – Lajes e Santa Maria – com dois aeroportos dotados de pistas cujas extensões permitem o pouso de qualquer tipo de aeronave para reabastecimento ou, inesperadamente, em alguma emergência. Isto vale ao arquipélago açoriano a designação de ‘porta-aviões’ do Atlântico Norte. Uma mais-valia para a aviação, com muitas centenas de aparelhos a cruzar diariamente aquela zona geográfica.

 

  • Foto: Hugo Leandro/www.avioners.net

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...