Bem-vindo, !|Sair

‘Arte Lusófona’ lança série ‘Tapetes de Pedra’ na Executiva da TAP

banner-albertooculista-750x120

 A quarta série do programa Arte Lusófona levou desta vez para bordo da TAP as icónicas calçadas em pedra portuguesa cuja origem remonta aos mosaicos árabes e romanos.

Com textos de Renata Lima e imagens do fotógrafo Bruno Veiga, as Bolsas de Toilette foram inspiradas no livro “Tapetes de Pedra”, editado em 2010 e num registo inédito da história das calçadas portuguesas no mundo.

O projeto editorial utilizou textos de autores brasileiros e portugueses e teve como objetivo valorizar este tipo de arte, mostrando a necessidade da sua preservação. Renata Lima idealizou e coordenou o livro e conseguiu sintetizar, em cada uma das nove Bolsas de Toilettte, a essência dos textos originais, tendo ido mais além ao descobrir em Nova Iorque e Macau, calçadas que não aparecem no livro. Para isso, contou com o acervo do “Arquivo Francisco Caldeira Cabral” e a ajuda da fotógrafa nova-iorquina Maike Schultz.

Estes pavimentos, disseminados nos cinco continentes pelos portugueses, não só serviram para embelezar as cidades, como também trouxeram vantagens ambientais como a drenagem do solo e o reaproveitamento das pedras.

Cada Bolsa de Toilette contém um desdobrável com as imagens da coleção, informações sobre a localização do pavimento e eventuais curiosidades.

As três primeiras de uma série de nove imagens que compõem a coleção de 2015 já estão a bordo da TAP Executive, em determinadas rotas. Durante o corrente mês de Julho estarão disponíveis em todos os destinos.

 

 

  • Baseado no livro “Tapetes de Pedra”
  • Textos: Renata Lima
  • Fotos: Bruno Veiga,
  • Foto do “Central Park-Imagine”: Maike Schultz
  • Foto de “Macau-China”: Arquivo Francisco Caldeira Cabral.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica