A companhia sul-coreana Asiana Airlines confirmou nesta semana uma encomenda firme para aquisição de 25 aviões Airbus A321neo. O contrato foi assinado na cidade de Seul, capital da Coreia do Sul, por Kim Soo Cheon, presidente executivo da Asiana Airlines, e por Fabrice Brégier, presidente executivo da Airbus.
Trata-se da concretização de uma encomenda que já tinha sido anunciada no início do ano e que foi agora confirmada pela companhia asiática. A cerimónia foi integrada no programa da visita oficial do Presidente da República de França à Coreia do Sul, onde esteve durante esta semana acompanhado por uma comitiva de empresários franceses que aproveitaram a deslocação para finalizar e anunciar diversos negócios naquele país asiático.
Com capacidade para 180 passageiros e uma configuração de duas classes, o novo A321neo será utilizado nos serviços regionais da Asiana, assim como em diversas rotas nacionais selecionadas. A companhia ainda não tomou uma decisão quanto aos motores que equiparão estes novos aviões da fábrica europeia.
Os A321neo juntar-se-ão aos A320 que a Asiana e a sua filial de baixo custo Air Busan operam desde há vários anos.
A Asiana Airlines opera atualmente 33 aviões de corredor único, 15 Airbus A330-300 e quatro A380. A Air Busan integra uma frota de 10 aviões da família A320. O Grupo Asiana conta presentemente com 57 pedidos firmes de aviões na Airbus, sendo dois A380, 30 A350XWB e 25 A321neo, refere um comunicado distribuído pela construtora aeronáutica europeia.