A companhia privada sul-coreana Asiana Airlines, a segunda maior do país, vai iniciar no próximo dia 28 de outubro, uma nova rota entre o Aeroporto Internacional de Seul/Incheon e o Aeroporto Internacional Humberto Delgado em Lisboa.
A nova rota era esperada desde há algum tempo, face ao crescente contingente de turistas sul-coreanos que visita Portugal, nomeadamente com destino à Basílica de Fátima, onde os sul-coreanos já constituem a maior percentagem de peregrinos asiáticos registados no santuário nos últimos anos, ultrapassando em 2018 o número de brasileiros, por exemplo. Uma comparação demonstrativa desse interesse, já que os brasileiros são muitos devotos de Nossa Senhora de Fátima.
Conhecedor deste fenómeno, o Turismo de Portugal tem feito um trabalho muito persistente e profissional junto dos operadores turísticos na Coreia do Sul, que acaba por resultar na abertura da nova rota da Asiana Airlines.
Na Coreia do Sul o número de católicos é de apenas 11% da população, mas entre os nacionais que viajam para a Europa, há uma percentagem muito grande que ambiciona ir a Fátima, uma cidade no centro de Portugal, onde está instalado o Santuário em honra de Nossa Senhora de Fátima.
O fenómeno de Fátima é entendido pelos sul-coreanos, mesmo os não-católicos, como uma mensagem de misericórdia, de esperança no futuro e de paz. Os visitantes chegam normalmente através de Espanha e da França, em excursões de grupo feitas através de autocarros, organizadas por agências europeias que vendem um dia em Portugal, com visitas a Lisboa, Cascais e Fátima.
A nova rota para Lisboa terá duas frequências semanais, às segundas e quartas-feiras, segundo anuncia nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, o site ‘routesonline’, que noticia as entradas e saídas de voos nos sistemas de distribuição das agências de viagens.
Os voos, numa primeira fase não são regulares, pois apresentam-se como fretados por um grupo de operadores turísticos e para funcionar apenas na época de Inverno IATA. Posteriormente será tomada uma decisão quanto ao futuro que, naturalmente, deverá depender da procura e ocupação.
Os voos serão operados com os novos aviões Airbus A350-900XWB da Asiana Airlines e estão ainda sujeitos a aprovação governamental.
A Asiana Airlnes foi fundada em 1988. Opera em 89 rotas internacionais e 10 rotas domésticas com uma frota 85 aviões. Em 2014, a companhia aérea transportou um milhão de passageiros. A Asiana Airlines é membro da Star Alliance desde 2003. Tem ganho diversos prémios, nomeadamente pela excelente qualidade do seu serviço a bordo, tendo se classificado no topo dos critérios de luxo da ‘Skytrax’ desde 2010.